Um Fisioterapeuta disponível à distância de um CLICK

Consulta Online, é a designação própria da FISIOVIDA, para o serviço de consulta online. De facto, a necessidade e vantagens de acompanharmos os nossos utentes habituais que, por variados motivos, por vezes são impossibilitados de usufruírem presencialmente dos nossos serviços, e para chegarmos perto de pessoas que procuram longe do Porto, e até fora de Portugal temos vindo a desenvolver este serviço.

De facto, legalmente e logisticamente à muitos processos a termos em consideração na implementação de um serviço à distância em segurança, e com uma base para que os nossos profissionais consigam com a mesma PAIXÃO, cumprir outros dois princípios da FISIOVIDA: CONFIANÇA E EXCELÊNCIA. Pensamos em si!

Todos os serviços de FISIOTERAPIA AVANÇADA, onde se incluí o departamento de Pilates e ECOS (Exercício Clínico e Optimização da Saúde), RPG (Reeducação Postural Global) e Osteopatia seguem as melhores práticas segundo a evidência científica atual. Referência também às consultas de Nutrição Funcional.

A estruturação do modelo online de consultas, segue as indicações da evidência científica, que valida a pertinência e eficácia de estratégias à distância na gestão de vários problemas pela qual dos nossos utentes nos procuram. De facto, não substituindo o modelo presencial, esta alternativa permite-nos auxilia-lo através da melhor EDUCAÇÃO e ACONSELHAMENTO, dar-lhe ESTRATÉGICAS PRÁTICAS E FÁCEIS de realizar para melhorar a sua condição.

Motivados por modelos internacionais que conseguiram introduzir o modelo de consulta online, com alta taxa de adesão e sucesso, queremos ser pioneiros e referência neste serviço. Apesar das limitações do atendimento à distância, a evidência demonstra que é possível realizar uma avaliação válida para um diagnóstico em Fisioterapia válido. A avaliação individual é sem dúvida em ponto essencial para conseguir posteriormente, uma recuperação da função motora através de estratégias dadas ao utente em teleconsulta.

Comparando os resultados conseguidos através da medicação e da intervenção em fisioterapia através de consultas online, as estratégias através da educação sobre a problemática e o exercício clínico mostram uma forte evidência nos benefícios face à intervenção farmacológica.

Nos nossos serviços, em particular no ECOS é frequente estabelecer um programa de exercício para realizar em casa, no trabalho e/ou no ginásio. Vária literatura mostrou que o serviço de consulta online aumentou a adesão ao exercício, potenciando os resultados dos mesmos, conduzindo, em última análise, a um menor custo na reabilitação.

A equipa FISIOVIDA continua atenta ao presente e ao futuro, para o ajudar da melhor forma.

Conte connosco!

Bibliografia
Agostini, M., Moja, L., Banzi, R., Pistotti, V., Tonin, P., Vennri, A., & Turolla, A. (2015).
Telerehabilitation and recovery of motor function: a systematic review and meta-
analysis. Journal of Telemedicine and Telecare, 1-12.

Babatunde, O. O., Jordan, J. L., Windt, D. A., Hill, J. C., Foster, N. E., & Protheroe, J. (2017).
Effective treatment options for musculoskeletal pain in primary care: A systematic
overview of current evidence. PLOS One.

Hailey, D., Roine, R., Ohinmaa, A., & Dennett, L. (2011). Evidence of benefit from
telerehabilitation in routine care: a systematic revier. Journal of telemedicine and
telecare, 281-7.

Mani, S., Sharma, S., Omar, B., Paungmali, A., & Joseph, L. (2016). Validity and reliability of
Internet-based physiotherapy assessment for musculoskeletal disorders: A systematic
review. Journal of Telemedicine and Telecare, 1-13. doi:10.1177/1357633X16642369