O Exercício Clínico e Otimização da Saúde (ECOS), é um conceito baseado no EXERCÍCIO, no MOVIMENTO e no TREINO DAS HABILIDADES MOTORAS, tendo em conta os conhecimentos mais recentes da FISIOLOGIA, BIOMECÂNICA, NEUROCIÊNCIA E COMPORTAMENTO HUMANO.

Aplicado a diversas condições do sistema musculoesquelético, cardiorrespiratório e metabólico, o EXERCÍCIO é, atualmente, e de forma unânime, uma atividade indispensável para nos mantermos saudáveis. O MOVIMENTO é inerente à vida e ao ser humano, quer nas atividades diárias quer nas práticas desportivas.

Este conceito, está para além do conhecimento de músculos e articulações, mas sobretudo propõe-se a desenvolver MOVIMENTOS GLOBAIS E FUNCIONAIS e com base na EVIDÊNCIA e NEUROCIÊNCIA mais atuais. A QUALIDADE do movimento é sempre prioritária face à QUANTIDADE!

Porquê a criação do ECOS?
Em cada pessoa, o querer constante por uma intervenção ainda mais completa, eficaz, baseada na evidência e na especificidade de cada um, considerou-se a razão chave para o desenvolvimento do conceito ECOS.

O ECOS é baseado no CONHECIMENTO, pensado para a REDUÇÃO DO RISCO e focado na (RE)HABILITAÇÃO.

EM QUE ACREDITAMOS?

1) PROCESSO DE AVALIAÇÃO: Na primeira abordagem pretendemos testá-la(o) para que seja possível a elaboração do seu PERFIL DE HABILIDADES MOTORAS, que tem em conta:

Em que áreas o ECOS pode acrescentar valor?

Exercício Clínico e Otimização da Saúde (ECOS)

DESENVOLVIMENTO DOS SISTEMAS ENERGÉTICOS (DSE): É um tema que tem ganho destaque, pelos resultados positivos que tem demonstrado em várias áreas de atuação, com efeitos a curto e longo prazo.


Saber Mais
Exercício Clínico e Otimização da Saúde (ECOS)

PATOLOGIA CARDIOVASCULAR E RESPIRATÓRIA: O exercício é considerado intervenção Gold Standard (tratamento de referência) e deve ser incluído num programa multidisciplinar de REABILITAÇÃO CARDIORRESPIRATÓRIA


Saber Mais
Exercício Clínico e Otimização da Saúde (ECOS)

POTENCIAÇÃO DOS RESULTADOS DA INTERVENÇÃO DERMATO-FUNCIONAL: Obesidade e perda de gordura localizada; Efeitos sobre o metabolismo, entre outros.

Exercício Clínico e Otimização da Saúde (ECOS)

ENVELHECIMENTO ATIVO E PREVENÇÃO DE QUEDAS: Envelhecer de forma ativa, praticando exercício físico é a melhor forma de chegar mais longe, com mais qualidade, para as tarefas do dia-a-dia e sobretudo para fazer o que mais gosta, com quem mais gosta.


Saber Mais
Exercício Clínico e Otimização da Saúde (ECOS)

ONCOLOGIA: A incidência e prevalência de casos oncológicos e sequelas dos mesmos continua a aumentar, e o exercício continua a receber distinções quanto ao papel preventivo de vários tipos, diminuição das dores associadas ao tratamento e melhoria das sequelas da patologia e tratamento.

Exercício Clínico e Otimização da Saúde (ECOS)

PERFORMANCE DESPORTIVA E REDUÇÃO DO RISCO DE LESÃO: Pessoas melhores preparadas fisicamente serão atletas com melhor performance desportiva. E para que o desenvolvimento físico seja o mais adequado possível deve-se ter em consideração a individualidade do atleta e a modalidade desportiva, que contribuirão para necessidades e especificidades diferentes.


Saber Mais
Exercício Clínico e Otimização da Saúde (ECOS)

DISTÚRBIOS PSICO-EMOCIONAIS: Nos últimos anos, pelos inúmeros benefícios ao nível da autoestima, concentração, memória, sensação de bem-estar, sensação de energia, o exercício é cada vez mais inserido nos programas de vários distúrbios psico-emocionais.


Saber Mais
Exercício Clínico e Otimização da Saúde (ECOS)

PATOLOGIAS NEUROLÓGICAS: O serviço ECOS pode ser complementar à REABILITAÇÃO NEUROLÓGICA, uma vez que o exercício contribui de forma efetiva para a neuroplasticidade do sistema nervoso central, que concomitantemente com os benefícios anteriormente referidos, contribuem para um programa de reabilitação mais rápido e eficaz.

Não siga planos de treino nem receitas...Otimize a sua Saúde! Invista na Qualidade!Contacte-nos