O que é a Teleconsulta?

A Teleconsulta é o meio usado para proporcionarmos o nosso serviço FISIOVIDA ONLINE, que possibilita uma consulta à distância, através de um computador, smartphone ou tablet, com acesso à internet, que lhe permite conectar-se a um fisioterapeuta, médico ou nutricionista na FISIOVIDA.

A Teleconsulta da FISIOVIDA constitui-se assim como um serviço altamente especializado que junta no mesmo consultório online o utente com os diferentes profissionais de saúde da FISIOVIDA (Fisioterapeuta, médico, nutricionista), de acordo com as necessidades de cada pessoa.

A Teleconsulta é já uma realidade em muitos países do mundo onde o conceito de saúde digital está mais desenvolvido e onde a teleconsulta apresenta já uma alta taxa de adesão e sucesso terapêutico.

A Teleconsulta é indicada em que situações?

A Teleconsulta, está indicada em diversas situações tais como:

  • Condições de dor em fase aguda ou crónica tais como dor no “fundo das costas”/lombalgia, dor no pescoço/cervicalgia, hérnia discal lombar ou cervical, protrusão discal, dor ciática, entre outras;
  • Situações pré e pós-operatórias que tenham indicação médica para fisioterapia;
  • Reabilitação pós fratura, entorse ou outro trauma que originou imobilização;
  • Situações que precisem de acompanhamento em fase de retorno às atividades do dia a dia, à prática desportiva ou ao trabalho;
  • Todas as condições clínicas que se baseiam na intervenção por exercício e/ou educação;
  • Intervenção em casos geriátricos tais como pós-operatórios ao nível de colocação de prótese de anca ou joelho, patologias nas articulações/artroses, entre outros;
  • Intervenção no contexto do trabalho (aconselhamento ergonómico, postural, de exercícios de prevenção de lesões ligadas ao trabalho);
  • Todos os que pretendem manter o plano de acompanhamento iniciado na FISIOVIDA com o seu especialista, podendo fazê-lo no conforto da sua casa, escritório, trabalho ou mesmo em férias.

Porquê recorrer à Teleconsulta?

São diversas as razões que motivam alguém a recorrer ao serviço de Teleconsulta:

  • Quando não existe possibilidade de estar presencialmente na clínica seja por questões de saúde ou barreiras da distância geográfica e a consulta/intervenção não necessita do contacto físico;
  • Acompanhamento e monitorização por fisioterapeutas, com diversas especializações, de forma individualizada, que traçam um plano de intervenção adaptado às suas reais necessidades clínicas, sendo o mesmo reforçado por uma plataforma online de prescrição de exercício, PhysioTec, que permite ter acesso, sempre que pretender, aos vídeos relacionados com o seu plano de intervenção.

 

Quais os benefícios da Teleconsulta?

São vários os benefícios que a Teleconsulta pode proporcionar, tais como:

  • Permite superar barreiras de distância, de maneira flexível e conveniente possibilitando iniciar ou dar seguimento ao seu plano de intervenção estando quer em casa, no trabalho ou mesmo de férias, bastando para isso ter apenas uma ligação à internet no telemóvel, tablet ou computador;
  • Mais seguro e cómodo, evitando o transtorno e o risco de contágio em tempos de pandemia, nas deslocações;
  • Rentabilizar o tempo do utente.

Para quem é indicada a Teleconsulta?

A teleconsulta está indicada para todas as pessoas.

Porquê optar pela Teleconsulta na FISIOVIDA?

A FISIOVIDA destaca-se no seu serviço FISIOVIDA ONLINE através da teleconsulta pelo facto de:

  • Para além de médicos e nutricionista, o utente encontra na FISIOVIDA ONLINE fisioterapeutas especializados que lhe fazem uma avaliação criteriosa, exercícios terapêuticos (recorrendo a demonstrações online pelo fisioterapeuta ou por vídeo), correção dos exercícios, ensino e educação sobre a  problemática, etc. Tudo isto em tempo real;
  • Seguir as indicações da evidência científica, que valida a pertinência e eficácia de estratégias à distância na gestão de vários problemas que motivam os nossos utentes a procurarem a Fisiovida.
    De facto, não substituindo o modelo presencial, esta alternativa permite-nos auxiliar os utentes através do aconselhamento e disponibilização de estratégias práticas e fáceis de realizar para melhorar a condição física;.
  • Aumentar a adesão aos planos de exercícios terapêuticos: no plano de intervenção da FISIOVIDA é frequente estabelecer um programa de exercício para realizar em casa, no trabalho e/ou no ginásio. Vários estudos científicos demonstraram que o serviço de consulta online aumentou a adesão ao exercício, potenciando os resultados dos mesmos, conduzindo, em última análise, a um menor custo na reabilitação;
  • Ser disponibilizado o acesso a uma aplicação, a PhysioTec, que reúne todos os exercícios recomendados pelo fisioterapeuta, exclusivos para cada utente e à condição física do momento, de forma a manter um acompanhamento próximo e regular após a teleconsulta;
  • Se obter um reembolso do valor investido nas consultas: a maioria dos subsistemas de saúde (ADSE, SAMS, SAD, entre outros) e seguros de saúde (AdvanceCare, Médis, Multicare, entre outros) comparticipam, em regime livre, as consultas realizados na FISIOVIDA, sendo que em alguns casos, o reembolso pode chegar a atingir 90% do valor investido;
  • Ter a possibilidade de deduzir no IRS o valor investido nas consultas.

Corpo Clínico

Teleconsulta - Fisiovida

Samuel Ferreira

Fisioterapeuta e Osteopata

Teleconsulta - Fisiovida

Joana Dias

Fisioterapeuta e Osteopata

Teleconsulta - Fisiovida

Irina Leal

Fisioterapeuta e Osteopata

Teleconsulta - Fisiovida

João Baptista

Fisioterapeuta e Osteopata

Equipa Fisiovida

Conhecer Equipa