O que é a Osteopatia?

A Osteopatia é uma terapêutica não convencional que reúne conhecimentos de anatomia, fisiologia e biomecânica e os integra numa abordagem global, a qual é a soma de três abordagens: a abordagem estrutural, na qual foca a sua atenção no tratamento dos problemas músculo-esqueléticos, recorrendo a técnicas de terapia manual; a abordagem visceral e a abordagem cranial.

O principal objetivo da avaliação osteopática é identificar as restrições de movimento e da função em relação com os sintomas do utente.
Esta é uma abordagem terapêutica exclusivamente manual, que, intervindo sobre os diferentes sistemas e tecidos do corpo humano, visa eliminar a dor, restabelecer o movimento, a função e vascularização normais.

A Osteopatia é indicada em que situações?

As áreas de intervenção da osteopatia são bastante abrangentes.
De uma forma geral, é indicada em perturbações do sistema neuro-músculo-esquelético, como disfunções osteo-articulares, alterações musculares tendinosas ou ligamentares, lesões nervosas, por traumatismos, ou acidentes, agudas ou crónicas, com ou sem sintomatologia associada, como prevenção e tratamento.
Assim podemos diferenciar nas seguintes áreas de intervenção:

  • Problemas Músculo-Esqueléticos: permite intervir em situações de lombalgia, cervicalgia, hérnia discal lombar e cervical, protusão discal, dor ciática, torcicolo, etc;
  • Problemas Craniais: permite intervir em problemas de cefaleias, tonturas, zumbidos nos ouvidos, disfunções da articulação temporomandibular – ATM, etc;
  • Problemas Viscerais: permite intervir em problemas de hérnia de hiato, refluxo gastroesofágico, gastrite, úlcera em fase inicial, hemorróida, hérnia Inguinal, dismenorreia (Dor na menstruação), obstipação, etc;
  • Problemas de Foro Pediátrico: pertinente em contexto de check up pós-parto, após parto com utilização de ventosas ou fórceps, permitindo intervir em problemas de alterações da estrutura/forma cranial do bebé – plagiocefalia (link), torcicolo congénito (link), transtornos digestivos (distúrbios da sucção/deglutição, cólicas, refluxo gastroesofágico, hérnia de hiato, gases, diarreia, obstipação), bronquiolites, otites de repetição, bloqueio do canal lacrimal, bebé com choro intenso frequente, transtornos do sono, agitação, nervosismo,etc.

Porquê recorrer à Osteopatia?

São diversas as razões que motivam alguém a recorrer à Osteopatia:

  • Eliminação de quadros de dor aguda e crónica;
  • Tratamento da verdadeira causa da dor e não apenas o sintoma, recorrendo a técnicas mais atuais e que reúnem maior evidência científica;
  • Tratamento individualizado e adaptado às necessidades reais de cada caso clínico;
  • Porque na maioria das situações os resultados clínicos obtidos são bastante rápidos e eficazes.

Quais os benefícios da Osteopatia?

São vários os benefícios que a Osteopatia pode proporcionar, tais como:

  • Eliminar e prevenir quadros de dor aguda e crónica;
  • Restaurar a mobilidade, favorecer a vascularização e, consequentemente, a funcionalidade do corpo;
  • Elevar os níveis de qualidade de vida e saúde;
  • Contribuir para uma maior eficiência na realização das tarefas do dia a dia, seja na vertente profissional, lúdica ou desportiva.

Para quem é indicada a Osteopatia?

A Osteopatia é pertinente em qualquer faixa etária, sendo que o tipo de técnicas selecionadas mediante a avaliação clínica efetuada, é sempre adaptada à condição individual, considerando as indicações/contra-indicações terapêuticas específicas a cada utente.
Do bebé ao idoso, passando pela grávida e pelo desportista, todos podem beneficiar com a intervenção da Osteopatia.

Porquê optar pela Osteopatia na FISIOVIDA?

A FISIOVIDA destaca-se como uma clínica especialista e de referência em Osteopatia pelo facto de:

  • Todos os osteopatas são também fisioterapeutas pelo que, na avaliação e intervenção clínica, o utente pode beneficiar da soma entre estas duas áreas de conhecimento;
  • A FISIOVIDA privilegia o trabalho integrado, com uma equipa bastante diferenciada, em que todos os osteopatas têm até 9/10 anos de formação especializada: 4 anos de licenciatura em Fisioterapia + 5 a 6 anos de formação em Osteopatia pela Escola de Osteopatia de Madrid (EOM);
  • Cada utente tem sempre um osteopata em exclusivo, durante uma hora, com diversas especializações e com experiência acumulada de vários anos de prática clínica;
  • A Osteopatia, à semelhança de outras metodologias utilizadas na FISIOVIDA, tem uma visão global do utente e o seu principal objetivo é encontrar a(s) causa(s) primária(s) do problema, intervindo sempre que possível sobre a(s) mesma(s);
  • Obtenção de reembolso do valor investido nas consultas: a maioria dos subsistemas de saúde (ADSE, SAMS, SAD, entre outros) e seguros de saúde (AdvanceCare, Médis, Multicare, entre outros) comparticipam, em regime livre, os tratamentos realizados na FISIOVIDA, sendo que em alguns casos, o reembolso pode chegar a atingir 90% do valor investido;
  • Possibilidade de deduzir no IRS o valor investido nas consultas.
  • Frequentemente é conjugada com outras áreas, permitindo desta forma a otimização de resultados e a sua manutenção a longo prazo, tais como:
    • Fisioterapia Avançada;
    • Reeducação Postural Global;
    • Pilates Clínico e ginástica Abdominal Hipopressiva;
    • Exercício Clínico e Otimização da Performance (ECOS);
    • Nutrição Funcional;
    • Fisioterapia Dermato-Funcional;
    • Saúde da Mulher/Homem

    ou beneficiar do conhecimento de profissionais de outras áreas externas à FISIOVIDA como:

    • Ortopedia;
    • Traumatologia;
    • Desporto;
    • Patologia Respiratória;
    • Neurologia;
    • Uroginecologia;
    • Pediatria;
    • Psicologia.

TESTEMUNHOS DE VIDAS TRANSFORMADAS

Luís Pacheco

A partir do momento em que tive conhecimento da Fisiovida, a minha qualidade de vida melhorou substancialmente. Tenho graves problemas a nível postural e com osteoporose elevada. Graças à técnica do R.P.G. e à Osteopatia, aplicada pelos profissionais da Fisiovida, a minha postura melhorou, assim como também os meus orgãos internos começaram a funcionar melhor, nomeadamente, os intestinos e o estômago, que estavam sobrecarregados de medicamentos. Têm profissionais de grande competência e de muita amabilidade.
Parabéns pelo vosso trabalho.

Katarina Pereira

A osteopatia, na minha opinião, é uma terapia essencial à vida do ser humano. A partir do momento em que descobri o Dr. Samuel da Clínica Fisiovida, a minha saúde física e mental mudaram radicalmente. Passei a respirar melhor e corretamente, a minha postura global começou a melhorar e com isso todos os meus órgãos internos começaram a funcionar com mais harmonia assim como a minha concentração e intelectualidade aumentaram. Tudo isto refletiu-se na minha imunidade que aumentou imenso e na minha energia do dia-a-dia. A osteopatia e a técnica de RPG que o Dr. Samuel aplicou em mim, tiveram grande impacto positivo na minha vida, e só tenho a agradecer a sua grande competência e amabilidade. A sua competência e capacidade são imensas, penso que o Dr. Samuel estará na lista top 5 dos melhores osteopatas de Portugal, disso não tenho dúvidas. Recomendo vivamente a Clínica Fisiovida!

Marta Moreira Mendes

Quero agradecer à Fisiovida, em especial à Dra Joana Dias, por me tratar tão bem. Para além de ser uma excelente profissional é também muito carinhosa e interessada.
Depois de 4 sessões de osteopatia posso dizer que estou quase curada.
Com certeza que recomendo esta clínica!
Obrigada

Amanda Torres Hollerbach

Sou gestante e me dirigi sem marcação prévia à Fisiovida para ser atendida por um Osteopata de urgência. Fui muito bem recepcionada na clínica e fui prontamente encaixada na agenda para ser atendida pela Dra. Irina Leal.
Eu estava há dois dias sem dormir com dores nas costas e a Dra. Irina, em uma sessão, me ajustou de forma a tirar a minha dor. Imediatamente após a sessão já me sentia mais leve e com as costas relaxadas e finalmente consegui dormir.
Só tenho a agradecer o tratamento excelente a mim dispensado.

Jordana Amaral

A Dra Carla Oliveira, fisioterapeuta e osteopata, é maravilhosa. Desde que iniciei meu tratamento, ela melhorou em 200% minha qualidade de vida. Não sinto mais dores, e ela sempre tem uma novidade no tratamento, sempre participa de novos cursos e formações, a demonstrar ser uma profissional dedicada e muito capacitada! A melhor de todas! recomendo!

Tatiana Zanin

Passei anos sentido uma dor do lado direito da anca, “condenada” a aceitar e conviver com isso, até que o Dr Samuel estalou todos os meu ossos e NUNCA mais tomei remédio pra dor! Contrariando todas as previsões médicas 🙂 Santas mãozinhas. Recomendo e boto minhas mãos no fogo! Heheheh

Eduarda Ferreira

Recomendo vivamente a Clínica pelo profissionalismo, organização e simpatia que ali encontrei.

Tenho dores de cabeça (muitas vezes enxaquecas) associadas a muito desconforto nos movimentos de extensão da cervical. Já tinha recorrido a fisioterapia/ osteopatia e consegui melhorar a minha condição mas nunca deixei de sentir desconforto com o movimento de extensão da cervical. Nos últimos anos fui evitando progressivamente esse movimento porque me sentia cada vez pior, chegando ao ponto em que me deitava na praia de barriga para cima e se não tivesse algum apoio para elevar a cabeça ficava mal disposta, enjoada, tonta… Percebi que tinha que fazer algo. Sabia que precisava da ajuda de alguém com experiência em osteopatia e postura e assim surgiu a Fisiovida.
Na Fisiovida encontrei uma equipa que nos trata de forma global e que está sempre pronta para nos ouvir e ajudar.
Em poucas sessões o Dr Samuel ajudou-me a recuperar qualidade de movimento, a recuperar qualidade de vida.
Obrigada Fisiovida!

Casos Clínicos


Ligue Já Ligue Já
WhatsApp WhatsApp