Fisioterapia Avançada no tratamento da dor ciática

Para quem vive no Porto e sua periferia, associar uma dor ciática à Fisioterapia é frequente… mas o resultado final é poucas vezes animador…E porquê?
Porque a Fisioterapia Convencional tem vindo a provar com o passar do tempo a sua ineficácia. E atualmente o que mais existem são clínica de Fisioterapia Convencional.

Na FISIOVIDA utiliza-se uma abordagem diferenciada pois todos os fisioterapeutas que compõem o corpo clínico têm formação especializada que lhes permite abordar cada caso clínico através das “lentes” de uma Fisioterapia Avançada.

O QUE É A DOR CIÁTICA?

A “dor ciática”, ou ciatalgia, é um sintoma decorrente da afetação do nervo ciático. Este tem origem nas raízes nervosas lombares e é o nervo mais longo do corpo humano, estendendo-se até à região do pé. A compressão/irritação deste nervo provoca dor caraterística no seu trajeto (geralmente dor lombar, na parte detrás da coxa e perna). Associados podem estar outros sintomas como dormências, formigueiros, alterações de sensibilidade e, em casos mais graves, alterações da força muscular.

Quais as causas mais comuns deste problema?

• Hérnia discal lombar;
  • Osteófitos (“bicos de papagaio”);
  • Espondilose;
  • Espondilolistese;
  • Síndrome do piramidal (Causado pela compressão do músculo piramidal);
  • Entre outras.

Qual o objetivo da intervenção em Fisioterapia?

Numa primeira fase o mais importante será identificar os fatores que estão a causar o problema. A dor ciática não é sinónimo de hérnia lombar, sendo necessário uma avaliação cuidada e rigorosa na pesquisa do problema, podendo ser este de origem ligamentar, muscular, visceral ou de outra região como a sacro-ilíaca.
    O principal objetivo do tratamento é o alívio da dor e sintomas associados, corrigindo os fatores que estão na origem da compressão nervosa. Posteriormente, a intervenção em Fisioterapia Avançada passa por reabilitar o nervo ciático e correção das causas (disfunções articulares, encurtamentos musculares e/ou fasciais, diminuição da mobilidade neural, etc) que podem levar à recidiva do problema.

Sabia que este é um problema possível de resolver em poucas sessões?!

Na FISIOVIDA, através da Fisioterapia Avançada, este é um problema que pode ter resolução, sem recurso à cirurgia. Esta só deve ser indicada em situações mais graves quando o tratamento com a Fisioterapia Avançada já não consegue fazer regredir o problema.

Por outro lado, a toma de anti-inflamatórios e analgésicos é frequente nos utentes com dor ciática e, embora por vezes os sintomas aliviem, os episódios de dor repetem-se porque a causa do problema mantém-se.

Porquê passar anos a tomar medicação quando sabe que o problema pode ter solução?

Na Fisioterapia Avançada são utilizadas técnicas com resultados cientificamente comprovados, tais como as técnicas de mobilidade neural, Técnicas articulares, Técnicas neuromusculares e fasciais, KinesioTaping, entre outras, tendo em conta as caraterísticas individuais de cada utente, para que os resultados sejam os pretendidos. Sempre que necessário, conjugamos a Fisioterapia Avançada com Osteopatia, RPG, Acupuntura Médica e Pilates Clínico para uma rápida melhoria e também para prevenir novos episódios sintomáticos.
    Conte connosco!

• Resultados imediatos, eficazes e sem medicação na ciática!Contacte-nos