Tenho uma má postura…será que há solução?

Muitos utentes procuram-nos devido à má postura e frequentemente com presença de dores. Cabeça para a frente, ombros demasiado enrolados e curvatura lombar muito marcada. Tensão e dor ao nível do pescoço e ombros, “fundo das costas” ou articulação temporo-mandibular, são alguns exemplos. Revê-se em alguma destas situações? Então este artigo é também para si!

Já desmistificamos que não existe uma postura correta e que não é saudável estarmos continuamente retos, mas sim que existem posturas mais aconselhadas pois respeitam o alinhamento osteoarticular do corpo humano e, acima de tudo, sabemos que o melhor passa pela variedade e pelo movimento, ou seja mudarmos de posição ao longo do dia (pode ler mais sobre esse assunto AQUI). No entanto, há situações em que estas estratégias parecem não ser suficientes e o desalinhamento é evidente e difícil de evitar, tornando-se desconfortável pela questão estética mas também pela presença de dor e restrição de mobilidade.

A Reeducação Postural Global (R.P.G.) é uma técnica muito eficaz na correção da postura e no alívio de dores. Este método utiliza o alongamento global juntamente com a respiração, sempre orientado manualmente por um profissional. Durante as posturas de tratamento, músculos antigravíticos e músculos organizados em cadeias de coordenação neuromusculares são reequilibrados. Sabe-se que esta modificação ocorre a nível cortical onde existe uma inibição dos músculos flexores (os que projetam a cabeça para a frente, por exemplo) enquanto a excitação cortical das áreas que controlam os músculos extensores é aumentada, os músculos antigravíticos, ajudando na manutenção alongada da coluna vertebral. É por este motivo que depois de uma sessão de R.P.G. a pessoa sente-se mais alongada e está efetivamente com menos tensão muscular. A curto/ médio prazo as alterações serão significativas e as correções posturais serão naturalmente mantidas, independentemente da idade!

Uma avaliação detalhada será fundamental para o sucesso do tratamento! Conte com a experiência dos nossos profissionais para ajudá-lo a resolver o seu problema.

Um estudo publicado na Revista American Journal of Physical Medicine & Rehabilitation, em 2016, analisou o impacto da R.P.G. no tratamento da dor da coluna e da sua função, onde concluiu que este método mostra ser realmente eficaz na eliminação das dores e na melhoria da função da coluna. Neste mesmo estudo concluiu-se também que outras estratégias podem ser utilizadas juntamente com a R.P.G. para obter os melhores resultados. É o caso do exercício aeróbio, um programa de exercício específico e o método Pilates.

Na FISIOVIDA encontrará estes serviços com profissionais competentes, sérios e motivados em melhorar a sua postura e a eliminar as suas dores. Informe-se connosco!

Autora do artigo:

  • Dra. Luciana Ferraz – Fisioterapeuta especializada em R.P.G. na FISIOVIDA

    Bibliografia:

  • Lomas-Vega et al., (2016). Effectiveness of Global Postural Re-education for Treatment of Spinal Disorders: A Meta-analysis. American Journal of Physical Medicine & Rehabilitation