Mitos sobre a POSTURA

1. A utilização de uma almofada alta pode prejudicar a coluna?
SIM! Não é indicada a utilização quer de almofadas muito altas quer muito baixas. O ideal é sempre uma almofada que preencha o espaço entre a cabeça e o colchão, que respeite o alinhamento da coluna cervical, torácica e lombar e que permita uma distribuição simétrica pelos diferentes pontos de pressão (ombros, anca, joelhos e pés). O pescoço não deve estar nem inclinado para cima nem para baixo.


2. Cruzar as pernas prejudica a postura?

SIM! O hábito de cruzar as pernas provoca um desequilíbrio na região pélvica e consequente distribuição assimétrica do peso corporal para um dos lados. Como compensação, a coluna vertebral vai sofrer um desvio lateral, surgindo alterações na postura, e mais tarde pode mesmo ocasionar dor. De preferência, deve sempre sentar-se com as pernas entreabertas e os pés apoiados no chão.

3. Usar calçado com salto alto provoca alterações posturais?
SIM! Apesar da elegância produzida pelo salto alto, a altura do salto altera o centro de gravidade e obriga a que o peso corporal seja transferido para a região do ante-pé (parte da frente do pé). Esta mudança, cria uma sobrecarga compressiva nas articulações e nos ossos, os metatarsos, e como compensação ocorre uma sobrecarga no joelho (aumento a pressão ao nível da rótula) e na coluna lombar (aumento da lordose). Para o dia a dia, o ideal é optar por sapatos confortáveis, com sola de borracha ou silicone, com uma altura no calcanhar máxima de 5 cm e com base larga.

4. Transportar a carteira ou uma mochila pode prejudicar a coluna?
DEPENDE… Transportar a carteira num lado do corpo não é de todo indicado. O peso da carteira empurra o ombro para baixo e provoca um desvio da coluna vertebral. A solução é transportar a mala com o menor peso possível, lembrar-se em manter os ombros alinhados para manter a coluna no seu alinhamento correto e trocar com frequência o lado em que leva a carteira. Outras opções são o uso de uma mala tipo “tiracolo”, em que cruza pelo ombro em direção à cintura, ou uma mochila com as duas alças, visto que permite uma distribuição do peso pelos dois ombros (mesmo assim o peso da mochila não deve ultrapassar os 10% do peso corporal).

5. O uso incorreto do smartphone ou tablet pode prejudicar a postura?
SIM! Os estudos têm vindo a demonstrar que o uso abusivo do smartphone ou tablet, associado a uma má postura, provoca um desalinhamento da coluna cervical para a frente – “síndrome do pescoço para a frente”. É recomendado utilizar o smartphone ou tablet ao nível do olhar, e fazer pausas, fazendo alongamentos dos músculos do pescoço.

6. Devemos estar sempre sentados com a coluna reta?
MITO! De facto estar sentado curvado é mau para a saúde da coluna. No entanto, estar sentado com a coluna reta por longos períodos também pode ser prejudicial. Se passa muito tempo sentado, o ideal é levantar-se e mudar de posição. O nosso corpo foi feito para se mexer. Precisamos de movimentar todas as partes do corpo para ter um bom nível de saúde.

7. A RPG (Reeducação Postural Global) é indicada para alterações da postura?
SIM! A RPG é um método indicado em casos de alterações posturais. Associada à respiração, utiliza posturas que permitem um alongamento ativo, progressivo e global dos músculos estáticos responsáveis pelas alterações da posturais, permitindo obter resultados muito interessantes na correção da postura.

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