A Hérnia Discal é um dos problemas onde se consegue atuar com bastante eficácia através do R.P.G. Muitas pessoas procuram a FISIOVIDA no Porto para obterem ajuda com este problema.
O QUE É A HÉRNIA DISCAL?
Uma hérnia surge quando uma parte do disco vertebral sai da sua posição normal e ultrapassa o limite ósseo do corpo vertebral (mais frequentemente atrás e lateral), formando uma espécie de bolha. Habitualmente essa proeminência surge atrás e num dos lados, ocupando um espaço que deveria estar livre. Como tal, pressiona as estruturas que por ali passam: nervo, pequenos vasos ou ligamentos da coluna, o que desencadeia a sintomatologia. Os locais habituais de hérnia discal são a cervical e a lombar.
Hérnia discal NÃO É SINAL DE DOR!
30% a 60% das pessoas apresentam hérnia sem sintomas! Caso o tamanho ou localização da hérnia não atinja outros elementos, pode não despertar nenhuma sintomatologia ou existir apenas dor local.
Pelo contrário, se comprimir algum dos tecidos referidos leva à sua irritação, ocasionando:
Identificar a dor de hérnia discal
Há um conjunto de factores que podem confirmar se a dor resulta da hérnia:
Na presença de hérnia discal, habitualmente existem dor e sintomas devido a problemas divergentes à hérnia, que se relacionam com as causas da hérnia.
Causas de hérnia discal
Mais frequentes:
Os fatores supracitados são na maioria, a origem da dor!
Menos frequentes:
Hérnia discal VERSUS cirurgia
Salvo em casos extraordinários (hérnia de grandes dimensões), uma hérnia discal não tem necessidade cirúrgica. A hérnia pode existir sem comprometer outros tecidos nem a mecânica da coluna.
A Reeducação Postural Global (RPG) é realizada com todo o corpo ativo, alinhado e em alongamento de todas as regiões. Torna-se a ajuda principal para: