O Pilates Clínico que é executado na FISIOVIDA e que tem sido aplicado em várias grávidas tem provado a sua eficácia. Na gravidez o aumento de peso, o cansaço, a ansiedade e a sobrecarga sobre os músculos do pavimento pélvico são alterações típicas que quase todas as mulheres experimentam.
No entanto, gravidez não é doença nem restrição absoluta de exercício físico, antes pelo contrário.
Assim, todas as grávidas em que a prática de exercício físico não for contra-indicada poderão e deverão iniciar um programa de Pilates Clínico a partir do 2º trimestre de gravidez por variadas razões.
O Pilates Clínico melhora a condição física da grávida aumentando a sua força e resistência muscular, auxilia no controlo de peso e no cansaço sentido, principalmente nas pernas, e ansiedade.
Para além destes benefícios, o Pilates Clínico tem por base uma série de exercícios posturais contribuindo para diminuição de dores a nível da coluna vertebral, aumento da consciência corporal e melhoria da postura. O aumento da percepção corporal e melhoria do controlo respiratório desenvolverá na grávida uma maior segurança relativamente ao seu corpo.
O Pilates Clínico para além de fomentar o trabalho a nível do “core”, ou seja, faixa abdominal, diafragma, músculos do pavimento pélvico e faixa tóraco-lombar, desenvolve, também, a consciencialização da musculatura pélvica possibilitando não só uma melhor sustentação do feto como também uma prevenção da incontinência urinária de esforço comum no pós-parto.

Fisioterapeuta e Osteopata. Especialista em Reeducação Postural Global. Diretor Clínico da FISIOVIDA.