Fisioterapia na Hérnia Cervical

Será que perante um caso de hérnia cervical, a Fisioterapia Avançada desenvolvida pela FISIOVIDA no Porto pode ajudar?

O disco intervertebral é uma estrutura que tem como função amortecer o impacto entre as vértebras e aumentar a mobilidade da coluna. Localiza-se entre cada vértebra da coluna cervical, torácica e lombar. É composto por um anel fibroso externo e uma parte interna mole (núcleo pulposo).Quando este disco rompe as suas camadas externas, o núcleo pulposo pode sair da posição “normal” e pode comprimir alguma estrutura nervosa. Trata-se da lesão denominada por hérnia discal.
A coluna cervical é o segundo local de maior incidência de hérnias discais, logo atrás da coluna lombar.

COMO É A DOR CAUSADA POR UMA HÉRNIA CERVICAL?

Comummente, existe dor no pescoço associada a dor irradiada para o ombro, omoplata, membro superior e/ou dedos. A localização e extensão da dor dependeram das raízes nervosas afetadas pela compressão da hérnia discal e processo inflamatório subjacente ao mesmo. Em casos mais graves, outros sintomas podem surgir como formigueiros, alterações de sensibilidade e/ou perda de força. Embora menos frequentes, puder-se-ão sentir sintomas em ambos os membros superiores.

Entre as causas mais comuns de hérnias discais cervicais referem-se:
– Traumatismos diretos na região da cabeça/cervical;
– Acidentes de viação (mecanismo de whiplash ou “golpe de chicote”);
– Microtraumatismos repetidos como gestos repetidos no trabalho;
– Alterações posturais que levam a que a tensão gerada nos discos intervertebrais seja maior do que aquele que aconteceria se a coluna cervical tivesse um alinhamento adequado, levando a um desgaste progressivo dos mesmos.

Relativamente a este último ponto, vale a pena salientar que o estilo de vida sedentário associado às posturas inadequadas em casa e no trabalho favorecem as alterações estruturais da coluna vertebral em geral, e da cervical em particular. Estas alterações posturais levam a que as tensões impostas nos discos intervebrais sejam superiores ao que aconteceria se a coluna cervical tivesse um alinhamento adequado, levando a um desgaste progressivo dos mesmos, predispondo ao aparecimento de hérnias discais e outros problemas associados.

A avaliação clínica é o primeiro passo para um tratamento com sucesso. A história clínica é importante para um diagnóstico assertivo e o exame clínico é, em muitos casos, suficiente para determinar a extensão e gravidade do problema e sobretudo para descartar/identificar problemas associados.

Apenas uma pequena percentagem de hérnias cervicais têm indicação cirúrgica, que são os casos de hérnias discais volumosas com forte compressão da raiz nervosa ou medular.

INTERVENÇÃO EM FISIOTERAPIA
O tratamento de hérnias cervicais segundo o conceito de Fisioterapia Avançada terá em consideração os dados da avaliação e, por isso, será um tratamento completamente adaptado ao utente em questão. Recorremos aos métodos mais recentes da Fisioterapia, no sentido de diminuir a compressão nervosa e inflamação local produzida pela hérnia discal. Assim o objetivo é diminuir/eliminar os sintomas do utente e restaurar a mobilidade e controlo motor da cervical.

Além da intervenção em Fisioterapia Avançada, a equipa FISIOVIDA recorre a métodos como a Osteopatia e/ou a Reeducação Postural Global (RPG) para potenciar os resultados do tratamento e prevenir que os sintomas voltem a surgir.

Salientar ainda que o tratamento não se limita ao espaço da clínica FISIOVIDA, pelo que o aconselhamento é também fundamental, nomeadamente na realização de tarefas diárias, as posturas no local de trabalho, a posição durante o sono, entre outras. Não menos importante, queremos que o utente participe ativamente no processo de reabilitação, preparando-o para a realização de posturas e/ou exercícios que aumentem a eficácia do tratamento e previnam futuros episódios de dor.
Conte com a FISIOVIDA para o(a) ajudar!

Eliminação da dor de uma hérnia discal sem cirurgia!Contacte-nos