Fisioterapia na Dor Lombar

O QUE É A DOR LOMBAR?

A dor lombar, designada também de lombalgia, é um sintoma que reflete alguma disfunção ao nível da coluna lombar ou alguma outra articulação (sacro-ilíaca ou coxo-femural) ou estrutura (nomeadamente órgãos internos) que gere dor referida nesta região. Na FISIOVIDA estamos preparados, em função da avaliação clínica efetuada na 1ª consulta, em ajudá-lo(a) a eliminar a dor lombar!

Independentemente da causa, a dor lombar atinge cerca de 65% a 80% da população e é considerada uma das principais causas de ausência ao trabalho e invalidez profissional, o que representa uma preocupação em termos socio-culturais atualmente.

Causas frequentes:

– Hérnia discal
– Osteófitos (“bicos de papagaio”)
– Contraturas musculares
– Traumatismos
– Doenças reumáticas;
– Entre outras (tumores, infeções ou estados inflamatórios)

Em casos mais graves, a dor pode não limitar-se apenas à região lombar podendo alastrar-se para o membro inferior (nádega, virilha, coxa, perna e pé). Adicionalmente podem sentir-se formigueiros, alterações de sensibilidade ou perdas de força muscular mediante a afetação das raízes nervosas lombares e de acordo com o grau de severidade da lesão.

A Avaliação é indispensável para identificar a verdadeira causa do problema. A história clínica e o exame clínico fornecem informações muitas vezes suficientes para concluir qual a origem da sintomatologia. Muito comum, por exemplo, é confundir a dor lombar com dor na articulação sacro-ilíaca, o que justifica por vezes a permanência dos sintomas apesar dos diversos tratamentos.

Na ausência de disfunção direta da coluna lombar ou dos elementos que a compõem, poderá ser pertinente uma avaliação mais aprofundada no sentido de pesquisar outras causas, nomeadamente viscerais (órgãos internos).

Muitas vezes o aconselhamento dado ao utente limita-se à toma de anti-inflamatórios ou analgésicos, o que muitas vezes atenua apenas a sintomatologia, perpetuando a causa do problema que volta a surgir posteriormente.

Na Fisioterapia Avançada, desenvolvida pela equipa FISIOVIDA, procuramos a resolução da causa real do problema.


Recorremos a técnicas com resultados cientificamente comprovados, tais como as Técnicas de mobilidade neural, Técnicas articulares, Técnicas neuromusculares e fasciais, KinesioTaping, entre outras, tendo em conta a AVALIAÇÃO e caraterísticas individuais de cada utente, para que os resultados sejam os pretendidos. O exercício é outra área de particular importância, com destaque para o Pilates Clínico e a Ginástica Abdominal Hipopressiva.

Sempre que necessário a RPG e a Osteopatia são métodos que conjugamos na prática clínica com o objetivo de potenciar o tratamento e prevenir futuras recidivas.

Não se acomode. Não deixe que a dor lombar seja algo “normal” no seu dia-a-dia.

Conte com a FISIOVIDA para o/a ajudar!

Elimine a sua dor de costas de "estimação"!Contacte-nos