Na FISIOVIDA estamos preparados, em função da avaliação clínica efetuada na primeira consulta, em ajudar cada utente a eliminar a dor lombar! Avaliamos as causas e tratamos de acordo com as particularidades de cada um!

O que é a Dor Lombar?

Este termo refere-se à presença de dor na região da coluna lombar, geralmente entre as últimas costelas e acima dos glúteos. A dor dor lombalgia, ou mais conhecida como lombalgia, com frequência, acompanha-se de dor que irradia para os membros inferiores. Trata-se de um sintoma bastante comum e incapacitante, estimando-se que afete, pelo menos uma vez, 65% a 80% da população. A lombalgia é, ainda, uma das causas mais frequentes de reforma por invalidez, o que traduz bem o seu impacto pessoal e profissional.

Quais as causas da Dor Lombar?

Na maioria dos casos, cerca de 90%, não se encontra uma causa para a lombalgia e ela é referida como inespecífica. No entanto existem algumas causas que podem ser consideradas no processo de avaliação tais como:

• Lesões ao nível dos discos intervertebrais como protrusões e/ou hérnias discais, osteófitos e outras alterações degenerativas da coluna vertebral (ainda que seja relativamente normal estes achados imagiológicos não se traduzirem em sintomas) Para saber mais ler artigo AQUI
  • Contraturas musculares
  • Traumatismos
  • Doenças reumáticas;
  • tumores, infeções ou estados inflamatórios, entre outros.

Como a Fisioterapia pode ajudar na Dor Lombar?

A avaliação é indispensável para identificar a verdadeira causa do problema. A história clínica e o exame clínico fornecem informações muitas vezes suficientes para concluir qual a origem dos sintomas. Muito comum, por exemplo, é confundir a dor lombar com dor na articulação sacroilíaca, o que justifica por vezes a permanência dos sintomas apesar dos diversos tratamentos.

Na ausência de problemas diretos na coluna lombar ou dos elementos que a compõem, poderá ser importante avaliar de forma mais aprofundada no sentido de encontrar outras causas, nomeadamente viscerais (ao nível dos órgãos internos). Daí que a Osteopatia é outra das estratégias terapêuticas que normalmente é inserida no plano de intervenção auxiliando a acelerar a resposta do corpo no sentido da cura e proporcionando uma abordagem mais completa e integrativa.

Muitas vezes, o aconselhamento dado ao utente limita-se à toma de anti-inflamatórios ou analgésicos, o que muitas vezes atenua apenas a sintomatologia, perpetuando a causa do problema que volta a surgir posteriormente.

Na Fisioterapia Avançada, desenvolvida pela equipa FISIOVIDA, procuramos a resolução da causa real do problema. Recorremos a técnicas suportadas pela mais recente evidência científica, como técnicas de mobilidade neural, técnicas articulares, técnicas neuromusculares e fasciais, entre outras, tendo em conta a avaliação e as caraterísticas individuais de cada utente, para que os resultados sejam os pretendidos.

O exercício é outra área de particular importância, com destaque para o Pilates Clínico e o nosso departamento de Exercício Clínico e Optimização da Saúde (ECOS). Sempre que necessário a Reeducação Postural Global e a Osteopatia são métodos que conjugamos na prática clínica com o objetivo de potenciar o tratamento e prevenir futuros episódios de dor lombar.

Não se acomode. Não deixe que a dor lombar seja algo “normal” no seu dia-a-dia. Contacte a FISIOVIDA e marque a sua consulta de fisioterapia!

Bibliografia

• Alice Kongsted, Inge Ris, Per Kjaer, Jan Hartvigsen. Self-management at the core of back pain care: 10 key points for clinicians. Brazilian Journal of Physical Therapy. Volume 25, Issue 4, July–August 2021, Pages 396-406;
  • Brinjikji W, Luetmer PH, Comstock B, Bresnahan BW, Chen LE, Deyo RA, Halabi S, Turner JA, Avins AL, James K, et al. Systematic Literature Review of Imaging Features of Spinal Degeneration in Asymptomatic Populations. AJNR Am J Neuroradiol.2014 Nov 27. [Epub ahead of print];
  • Ricard F. Tratamiento osteopático de las lumbalgias y lumbociáticas por hernias discales –  2020 –  3ª edição. Medos Editorial;
  • Ricard F. Tratamiento Osteopático de las algias lumbopélvicas 2017 1ª edição. Medos Editorial;
  • Netter F. H. Atlas de Anatomia Humana 6ª edição 2015 Elsevier.