As “dores de costas” e a ajuda que a Osteopatia pode dar

Todos nós, alguma vez na vida tivemos, pelo menos, um episódio de dor nas costas. Ou se tal não aconteceu, não querendo ser “profetas da desgraça”, é provável que venha a acontecer…Nesse caso estaremos aqui para o(a) ajudar! E neste tipo de problemas, a Osteopatia é uma das “ferramentas” que utilizamos frequentemente e que permite obter maior eficácia no tratamento.

Vulgarmente, entendemos por dores nas costas tudo o que se refira a sintomatologia dolorosa associada à coluna. Esta pode ter numerosas causas, tais como:

• Disfunções vertebrais e articulares ao nível dos diferentes segmentos da coluna;
  • Problemas musculares e ligamentares;
  • Lesões discais, tipo protrusão ou hérnia;
  • Complicações vasculares ou nervosas;
  • Fraturas, de origem traumática ou consequência de patologias metabólicas como a Osteoporose;
  • Patologias inflamatórias, por exemplo, Artrite ou Espondilite Anquilosante;
  • Tumores, benignos ou malignos, locais ou à distância;
  • Problemas viscerais;
  • Alterações posturais globais ou mais específicas em determinado segmento da coluna.

Pela infinidade de causas, as dores nas costas podem também ter caraterísticas muito distintas:

• Aparecer subitamente ou ter uma evolução mais lenta.
  • Ser aguda ou crónica, tipo “pontada”, queimadura ou moedeira.
  • Ter uma localização específica ou irradiar à distância, surgir pontualmente ou ser persistente.
  • Estar presente a determinadas horas do dia ou da noite e muitas vezes surgir associada a alterações viscerais.
  • Não modificar ou sofrer alterações com determinados movimentos ou posturas.

O tratamento das dores nas costas pressupõe, em primeiro lugar, uma rigorosa avaliação, com o principal objetivo de perceber qual a causa associada ao sintoma. O sucesso da abordagem terapêutica prende-se exatamente com o facto de chegar a um diagnóstico conclusivo para que possa abordar com eficácia a origem do problema.

Por isto, os profissionais da FISIOVIDA, fazem uma recolha detalhada de toda a informação necessária. Palpação e testes específicos são fundamentais para localizar problemas.
    A partir de uma avaliação conclusiva encaminhamos os nossos utentes para a abordagem terapêutica mais indicada a cada caso.

A Osteopatia é uma das abordagens que apresenta melhores resultados no tratamento de dores nas costas, sendo capaz de abranger, com eficácia, a maior parte das suas possíveis causas.

Esta terapêutica estuda as disfunções ao nível neuro-músculo-esquelético, visceral e craniano e relaciona-as. Além disso, através de técnicas exclusivamente manuais, procura eliminar a dor, promover o equilíbrio do corpo humano, restabelecer o movimento, a posição e vascularização normais.

Pela sua visão e intervenção globais os resultados produzidos pela Osteopatia são normalmente mais rápidos e eficazes!

Como além da rapidez e eficácia, pretendemos que os nossos resultados sejam duradouros ou até mesmo definitivos. Para isso, sempre que necessário, há um encaminhamento para a realização de exercício físico específico, nomeadamente Pilates Clínico e Ginástica Abdominal Hipopressiva, também realizado pelos nossos profissionais.

Trate as suas dores nas costas de forma eficaz e definitiva ou então, se ainda não teve “o seu” episódio, previna-o.