Tratamento natural para a “dor de cabeça” com a RPG

Um dos métodos de avaliação e tratamento que, embora ainda pouco conhecido em Portugal, tem obtido bons resultados na eliminação da “dor de cabeça” é a Reeducação Postural Global – RPG.
Existem descritas na literatura mais de 150 tipos de cefaleias, ou mais comummente denominada “dor de cabeça”. A cefaleia tensional e a enxaqueca são as mais comuns. Apesar de muitas pessoas pensarem que são a mesma coisa, na realidade não são.

A enxaqueca é conhecida por ser uma dor de cabeça mais agressiva, do tipo latejante e pulsátil, que geralmente afeta um lado da cabeça. A intensidade da dor varia de moderada a intensa e tem um grande impacto nas atividades do dia-a-dia. Para além da dor, por vezes é acompanhado por outros sintomas tais como:

  • Náuseas, e até vómito;
  • Sensibilidade ao som (fonofobia);
  • Luz (fotofobia);
  • Sensibilidade ao cheiro;
  • Sensibilidade ao movimento, sendo que este pode até agravar as dores.

    Ao contrário da enxaqueca que resulta de um alteração bioquímica complexa a nível cerebral, a cefaleia tensional é causada pela contração involuntária e crónica dos músculos do pescoço e cabeça. É uma sensação de pressão ou aperto (não pulsátil) em toda a cabeça e pescoço, que normalmente surge mais ao final do dia. A intensidade varia de fraca a moderada, e não lhe impede de realizar as suas tarefas diárias.

    A cefaleia tensional é mais frequente no sexo feminino entre os 20 e os 50 anos e pode ser desencadeada por inúmeras causas como o cansaço, má postura, stress e ansiedade. Normalmente quem sofre de cefaleias tensionais, nunca procura um médico. Porquê? Porque acham que é uma simples “dor de cabeça” e por isso optam por estratégias simples como repouso e automedicação (chás e medicamentos).

    Estas estratégias apenas aliviam a dor momentaneamente, visto que a sua ação é inibir atividade do sistema nervoso central mas que apenas tem um curto efeito, reaparecendo a dor passado horas, dias ou semanas.

    A solução para este tipo de “dor de cabeça ” está em aliviar toda a tensão muscular responsável pela cefaleia. Para isso, a FISIOVIDA dispõe de vários métodos, sendo que um deles, que tem sido extremamente eficiente é o método de Reeducação Postural Global – RPG.

    Através da RPG é possível reequilibrar a atividade dos músculos esternocleidomastoideo, trapézio, suboccipitais, escalenos, esplénio do pescoço e esplénio da cabeça e restabelecer a biomecânica da região crânio-cervical e assim resolver definitivamente os seus problemas de “dor de cabeça”.

    Se tem cefaleia tensional frequente e ainda não encontrou uma solução, não hesite, contacte a FISIOVIDA.

    Autora do artigo: Dra. Lisa Robalinho – fisioterapeuta FISIOVIDA

  • Não sofra mais! Trate a verdadeira causa da sua "dor de cabeça"!Contacte-nos!