Fisioterapia e Osteopatia na ATM

A articulação Temporo-Mandibular, ATM, é uma das articulações mais utilizadas no nosso organismo, uma vez que é essencial para falar, mastigar, deglutir e bocejar. De tão utilizada que é pode chegar a mexer cerca de 1500 vezes por dia! Na realidade, trata-se não de uma mas de duas articulações que mexem em simultâneo sempre que a mandíbula abre e fecha, sendo que uma alteração da mobilidade de um lado, rapidamente irá influenciar a mobilidade da articulação do lado oposto, ou seja, se um dos lados está mais “preso” isso vai originar um esforço maior para o outro lado da mandíbula que poderá gerar a longo prazo uma lesão nessa região.

Quando surge uma dor na região do ouvido, cabeça ou pescoço associada a ruídos ou estalidos ou desvios na abertura ou fecho da boca, bloqueios na abertura da boca, dificuldade na mastigação ou até mesmo vertigens ou zumbidos, estamos perante uma Disfunção da ATM. São vários os fatores que podem causar esta disfunção:

  • Alterações posturais;
  • Stress emocional;
  • Bruxismo;
  • Alterações da oclusão dentária;
  • Desequilíbrios dos músculos mastigadores;
  • Entre outros.

    Dada a localização e funções da ATM, ela interfere e sofre interferência tanto do crânio como da coluna cervical. Daí a importância de uma avaliação cuidada no sentido de aferir a verdadeira origem dos sintomas já que, por exemplo, uma dor na parte lateral da face poderá ter origem na ATM mas também poderá ser causada por patologia dentária, do pescoço ou por disfunções craniais.
    Na FISIOVIDA poderá encontrar os profissionais qualificados para fazerem esta avaliação cuidada, bem como o tratamento mais adequado da sua sintomatologia. Utilizaremos variadas técnicas tais como regularização da mobilidade cranial e crâneo-sacra, inibição muscular crânio-cervical, harmonização da mobilidade de ambas as ATM e da coluna cervical, reeducação postural global, entre outras.
    Muito frequentemente, trabalhamos ainda com profissionais de outras especialidades, como médico dentista ou optometrista de forma a garantir que todos os fatores que estão a contribuir para a Disfunção da ATM estejam a ser devidamente abordados.