Tratamento em RPG numa escoliose – Sem cirurgia e sem colete

Este foi mais um caso de sucesso da Reeducação Postural Global (RPG) num caso clínico de escoliose. Os pais do “Miguel” (nome fictício) recorreram à FISIOVIDA muito preocupados com o filho, de 16 anos, pois, para além de evidenciar uma má postura, apresentava uma escoliose. O Miguel tinha como historial clínico relevante, uma fratura da tíbia esquerda em criança, com atingimento da placa de crescimento. Em consequência disso, tinha um encurtamento verdadeiro do membro inferior esquerdo comprovado pelo RX de medição dos membros inferiores, revelando 15 mm de dismetria desse membro inferior comparativamente ao direito. A escoliose desenvolveu-se, certamente, a partir desta situação, já prevista pelo Ortopedista e pela própria mãe, também ela médica na área de medicina geral e familiar.

Na opinião do médico ortopedista, relativamente à escoliose não havia nada a fazer…

Contudo, a única intervenção relevante que ele considerava realizar seria uma cirurgia para travar o crescimento do perónio, pois considerava que este ia crescer mais e desequilibrar a zona do tornozelo. Esta ideia acabou por não avançar por discordância da mãe e foram apenas vigiando a evolução da escoliose com RX.

Em busca de outra solução, a mãe do Miguel optou por recorrer à FISIOVIDA para ele fazer algumas sessões de RPG de forma a perceber o benefício que ele poderia obter com o tratamento.
Após avaliação detalhada e explicação do percurso a percorrer, decidiram então optar pela realização do tratamento que consistiu em sessões de regularidade semanal.

Após 12 sessões, o Miguel realizou nova radiografia que demonstrou um resultado fantástico: de 15º no ângulo de Cobb, o Miguel passou para 0º.

São casos como este que nos motivam a continuar a divulgar a nossa linha de trabalho junto de profissionais de saúde bem como na população em geral, para que conheçam uma alternativa válida de tratamento conservador que poderá em muitos casos evitar cirurgias desnecessárias como poderia ter acontecido neste caso clínico apresentado.