Na FISIOVIDA damos resposta positiva no tratamento de tonturas.
A tontura pode ser descrita de várias formas tais como:
As tonturas podem ter diferentes causas sendo importante realizar uma avaliação detalhada. As causas mais comuns são:
Quase todas as pessoas já tiveram a oportunidade de experimentar uma causa vascular na origem de uma tontura quando se levantam rapidamente de uma posição deitada. Na maior parte das pessoas a tontura é uma sensação transitória, porém há pessoas que têm frequentemente. Isto pode ser causado frequentemente pela arteriosclerose ou por acumulação de gordura na parede dos vasos sanguineos que acontece com mais frequência em pacientes com histórico de hipertensão arterial, diabetes, colesterol e triglicerídeos aumentados. Também pode ser encontrada em pacientes com insuficiência cardíaca, anemia ou hipoglicemia. Algumas medicações também diminuem o fluxo sanguineo para o cérebro, especialmente estimulantes tais como nicotina e cafeína. O excesso de sal também leva à diminuição da circulação sanguinea do cérebro.
As alterações da vascularização cerebral e craniana podem ser provocadas também por diversas causas, em particular alterações da coluna cervical e disfunções cranianas, tais como:
Estas condições podem comprometer o fluxo sanguíneo que circula através dos vasos sanguíneos que atravessam a coluna cervical e que se ramificam através de diferentes vasos para diferentes regiões cranianas. Um dos sintomas resultante podem então ser as tonturas.
Depois de compreendida a sua origem, a Fisioterapia Avançada e a Osteopatia que desenvolvemos na FISIOVIDA pode intervir em muitos casos facilitando o reequilíbrio estrutural e funcional que controla este sintoma.
Fisioterapeuta e Osteopata. Especialista em Reeducação Postural Global. Diretor Clínico da FISIOVIDA.
O fascínio pela fisioterapia e pelo empreendedorismo fazem com que a soma de ambas seja a fórmula perfeita encontrada pelo Samuel para, através da FISIOVIDA, ir ao encontro da sua maior paixão: transformar a vida das pessoas! Tem um enorme gosto pelo desporto sendo a prática de exercício uma atividade regular durante a semana, quer individualmente quer com os seus 4 filhos. Gosta muito de ouvir música e tocar o seu violino juntamente com a sua orquestra familiar. Viajar, de preferência em família e para destinos que possibilitem apreciar a natureza, é algo que procura fazer com frequência.