“Tendinite” e a ajuda que a RPG pode dar

A tendinopatia, vulgarmente conhecida por “tendinite” é uma patologia complexa, muitas vezes com etiologia multifatorial como pormenorizamos no texto Fisioterapia na Tendinopatia: Ler AQUI

A Reeducação Postural Global é um método que tem ganho cada vez mais adeptos, sobretudo pelos resultados clínicos que evidencia, no alívio de dor e ganho de mobilidade e nas mudanças que consegue induzir na postura a curto e longo prazo. Relativamente à intervenção em tendinopatias, é um método que pode ser útil em várias fases da reabilitação.

Primeiramente, aliviando as tensões excessivas das cadeias de coordenação neuromusculares que estão em encurtamento, devido a alterações posturais e/ou de movimento, e que sobrecarregam o tendão em lesão. Muitas vezes, melhorando estes aspetos conseguimos ganhos significativos na mobilidade e sobretudo na diminuição na dor.

O tendão é uma estrutura que gosta de tensão, e a RPG tendo por base o exercício ativo em alongamento excêntrico, sobretudo dos músculos posturais, pode ajudar a melhorar a capacidade do tendão absorver carga, dando um estímulo para que as fibras de tecido conjuntivo se regenerem e depositem da melhor forma possível, e aumentando a vascularização local.

Sendo a RPG um método GLOBAL por excelência, não se cinge à área afetada, e nos casos em que não há uma origem concreta ou explicação para a lesão, pode ajudar a desvendar outras alterações que propiciaram o aparecimento da lesão, e dar resposta a essas alterações em muitos casos.

Colocando o exemplo de uma entorse do tornozelo “mal resolvida” há muito tempo atrás, esta pode gerar alterações (p.e. diminuição da dorsiflexão do tornozelo) que sobrecarreguem o tendão rotuliano, dando origem a uma lesão no mesmo. Em casos mais específicos, a mesma entorse, pode conduzir a alterações na coluna vertebral, ombros e consequentemente num cotovelo ou punho até, onde poderá surgir a lesão, mas que sem tratar tudo o que está afetado, a tendinopatia agora instalada, poderá reincidir, mesmo após um tratamento local excelente.

Mesmo em casos de ausência de lesão, a RPG é um método válido para a PREVENÇÃO de ocorrência de tendinopatia, sobretudo quando há fatores de risco presentes, como profissões com gestos repetitivos, alterações posturais e/ou de movimento importantes ou simplesmente o envelhecimento.

Com a RPG não falamos apenas no trabalho a desempenhar dentro do consultório. Com a RPG, é esperado que a/o utente seja capaz de realizar o trabalho de forma autónoma em casa, no trabalho ou no local onde realiza exercício. Aliás, a RPG é cada vez mais utilizada nos grandes clubes, nas diversas modalidades, como forma de prevenção e tratamento de várias patologias – neste contexto tem por denominação por Streching Global Ativo.

A RPG é sempre enquadrada e utilizada de acordo com uma avaliação prévia, e muitas vezes outros métodos são usados para potenciar toda a intervenção.

Conte com a FISIOVIDA para lhe dar controlo sobre a sua saúde!