Síndrome Patelo-Femural – Tratamento com Fisioterapia Avançada

A condromalácia patelo-femural é um dos problemas mais frequentes que afetam o joelho e que explicam a persistência da sua dor, mas para o qual a FISIOVIDA tem dado uma boa resposta com a sua abordagem inovadora de avaliação e tratamento.

O que é a condromalácia?
Também designada por condromalácia patelo-femural ou “joelho de corredor”, esta patologia carateriza-se pela afetação da cartilagem da patela/rótula. Pode classificar-se em 4 graus, de acordo com a gravidade do desgaste da cartilagem, sendo que o IV grau corresponde a um grau avançado com implicação do osso subcondral.
Pode consultar mais informações sobre esta patologia AQUI num artigo escrito por nós.

Que evidência científica dá suporte ao tratamento que fazemos?

Existem vários estudos científicos que apresentam os benefícios de várias das técnicas aplicadas na FISIOVIDA na abordagem a um problema no joelho. Queremos destacar um artigo científico -https://www.hindawi.com/journals/ecam/2015/471208 – uma Revisão sistemática e Meta-análise que destaca dois métodos que a FISIOVIDA utiliza, quando pertinente, no tratamento da Síndrome patelo-femural, que está muitas vezes associado à condromálacia patelar.
Apesar de ainda se desconhecerem alguns mecanismos fisiológicos subjacentes ao alívio da dor, as aplicações de Kinesio®Taping e de McConnell são eficazes no alívio da mesma, na síndrome patelo-femural.
Esta revisão, confirmou que as aplicações destes dois métodos estão associados à melhoria:

  • da atividade muscular;
  • do alinhamento da rótula e consequente diminuição sobrecarga sobre a cartilagem;
  • da função motora relacionada com o joelho.

    Todos estes fatores são preponderantes no alívio da dor, mas também para que se consigam as melhores condições para a regeneração da cartilagem e tecidos subjacentes.

    De salientar que o tratamento dos problemas supracitados não se baseia somente numa “fita mágica”. São métodos com resultados comprovados, úteis mas, por si só, não serão com certeza a solução total dos problemas; contudo inseridos numa Avaliação e Intervenção personalizada acrescentarão valor e prolongarão pós-sessão os resultados.
    A equipa FISIOVIDA está em constante atualização para colocar ao dispor dos seus utentes as técnicas mais atuais e eficazes, comprovadas clinica e cientificamente.