Posso usar Saltos Altos?

Qual a relação entre usar um calçado com salto alto e a existência de dor em várias regiões do corpo?

A relação existe, mas muitas mulheres não aceitam esse facto pelos benefícios que este tipo de calçado tem para elas:

  • Sensualidade
  • Beleza
  • Elegância
  • Contudo, vários estudos comprovam que o uso excessivo de calçado com salto alto (considera-se salto alto todo o calçado com mais de 5 cm de altura) pode trazer problemas no corpo da mulher e quando esta já apresenta alguma patologia pode agravá-la ainda mais.

    Quem nunca ouviu uma pessoa a queixar-se de dores na coluna, enxaquecas, tendinites, dores provocadas pelos “joanetes” nos pés e muitos outros problemas?

    A culpa dessas dores pode recair, em muitos casos, no uso excessivo do salto alto. A justificação é fácil de perceber: quando uma mulher anda bastantes horas sobre calçado com salto alto, há uma mudança de todo o alinhamento ao nível das articulações de todo o corpo. Começa nos pés, que repercutem a tensão para os joelhos, provocando uma tensão excessiva nos músculos na parte de trás das pernas, que transmitem essa tensão para a bacia criando um deslocamento para a frente e originando uma hiperlordose lombar (aumento acentuado da curvatura da coluna). Até aqui há uma série de problemas que podem surgir naturalmente em virtude destas alterações. Desta zona do corpo para cima, as adaptações continuam, chegando até à cabeça onde pode provocar enxaquecas, dores cervicais e nos ombros.

    Perante isto, qual é o conselho da FISIOVIDA?

    Obviamente que a solução ideal passa por optar por um calçado com um salto inferior a 5 cm, que é o que confere maior estabilidade à coluna. Se tal não for possível e não conseguir prescindir do calçado de salto alto, tente reduzir ao máximo a sua utilização quer em número de dias quer em número de horas. Para além do mais será benéfico no final de um dia sobre esse tipo de calçado, realizar alguns exercícios de alongamento para reduzir as tensões excessivas em toda a sua musculatura.