Sabe porque é que tem os “ombros enrolados” e qual o melhor tratamento para correção?

Os “ombros enrolados” são um dos problemas posturais que mais frequentemente tratamos na FISIOVIDA e onde a Reeducação Postural Global – RPG dá uma ótima resposta!

Este problema postural pode estar relacionado, ou não, com presença de DOR.

QUAIS AS CAUSAS DOS “OMBROS ENROLADOS”?
Muitas vezes surgem como resposta de proteção a outros problemas do próprio corpo (cervical, torácica, abdominal, visceral) e que frequentemente agravam-se por outros fatores externos, tais como: profissões com gestos repetidos, treino de musculação desadequado, tarefas que implicam a manutenção prolongada no tempo em posturas que propiciam o “ombro enrolado”.

O grande risco destas alterações posturais é as compensações que surgem nas outras regiões do corpo. Na maioria dos casos, o enrolamento dos ombros está associado à cabeça anterior (para a frente), aos ombros elevados, à hipercifose torácica (mais conhecida por coluna “corcunda”) e tendencialmente para uma flexão dos cotovelos e dedos das mãos.

Geralmente, estas alterações podem dar origem à DOR e à LIMITAÇÃO DA AMPLITUDE DE MOVIMENTO (braços, coluna cervical e torácica) que funcionalmente traduz-se em limitação nas tarefas básicas do dia a dia.

Então, somos frequentemente questionados: “Colocar um colete ajuda a corrigir a posição dos ombros?”

RESPOSTA: NÃO, NÃO AJUDA!

Outra das observações mais comuns que ouvimos é: “Sempre que me lembro, eu corrijo e ponho os ombros para trás, mas quando me esqueço, voltam a ficar enrolados”

O facto de nenhuma destas estratégias funcionar é que para conseguirmos uma correção da postura, neste caso em concreto dos ombros, em primeiro lugar temos de perceber qual a origem do problema associado aos ombros enrolados e qual(ais) as compensações/alterações das outras regiões do corpo. Estabelecidas todas estas relações é importante estimular e “dar” informações para que o nosso sistema nervoso central (SNC) interprete e integre o alinhamento dos ombros com as restantes partes do corpo.

E porquê que o SNC necessita de integrar a informação?
Ele é o grande responsável por manter a postura perante uma dada tarefa. De forma inconsciente, o SNC tem de se adaptar e moldar constantemente à informação que recebe das diferentes partes do corpo. Depois de processar toda essa informação, o SNC manda a informação de volta às restantes partes do corpo para que estas se adaptem e moldem à postura perante a tarefa a executar.

Esta é a grande razão!

Saiba MAIS lendo este ARTIGO sobre o uso de coletes para corrigir coluna

Saiba também MAIS lendo este ARTIGO sobre o papel do SNC na correção da coluna “corcunda”

Se tem ombros enrolados procure um profissional de saúde. A FISIOVIDA dispõe de um tratamento extremamente eficiente com base no método de RPG. Através da RPG é possível reequilibrar a atividade dos músculos e restabelecer a mobilidade e funcionalidade do corpo, melhorando os sintomas e a postura.

Propomos-lhe um tratamento de 5 ESTRELAS na correção dos “ombros enrolados”!

Se tem os ombros enrolados para a frente e não encontrou uma solução, não hesite, contacte a FISIOVIDA.

Autora do artigo: Dra. Alice Vitorino – fisioterapeuta FISIOVIDA