RPG no tratamento da Lombalgia

Estima-se que toda a população experiencia, pelo menos uma vez na vida, um episódio de dor lombar – lombalgia. E é ainda mais preocupante quando dados estatísticos concluem que a lombalgia é uma das maiores causas de incapacidade e invalidez laboral, no mundo.

O diagnóstico de lombalgia é feito sempre que existe dor na região lombar, pois é exatamente esta a sua tradução literal (lomb=lombar, algia=dor). Contudo, não é assim tão simples, pois associadas a uma dor lombar podem estar inúmeras causas:

  • Disfunções articulares, não só entre vértebras da coluna lombar, mas também desta com a coluna dorsal ou sacro, articulações sacro-ilíacas e coxo-femurais;
  • Lesões musculares e ligamentares, que podem ser traumáticas ou adaptativas;
  • Lesões discais, tipo protrusão ou hérnia;
  • Lesões vasculares ou nervosas, primárias ou consequência das referidas anteriormente;
  • Fraturas, de origem traumática ou consequência de patologias metabólicas como a Osteoporose;
  • Patologias inflamatórias, por exemplo, Artrite ou Espondilite Anquilosante;
  • Tumores, benignos ou malignos, locais ou à distância;
  • Problemas viscerais, nomeadamente do rim, cólon (intestino), útero e ovários;
  • Alterações posturais da coluna lombar ou de outros segmentos corporais em relação.

    Quando temos apenas a dor lombar, localizada, esta pode traduzir uma situação patológica mais simples e de mais fácil tratamento. Porém, este sintoma pode irradiar à distância para a nádega, virilha, coxa, perna e pé e pode, também, estar associado a outros sintomas, como, alterações da sensibilidade, presença de formigueiros, falta de força e diminuição de reflexos nos membros inferiores.

    Na FISIOVIDA, somos eficazes a tratar a sua dor lombar, porque toda e qualquer intervenção começa com uma rigorosa avaliação individual, com o principal objectivo de perceber qual a causa associada ao sintoma.

    Muitas vezes, o insucesso das abordagens terapêuticas prende-se exactamente com o facto de tratarem apenas a sintomatologia, sem procurarem abordar a sua origem.

    Assim, os profissionais da FISIOVIDA, fazem uma recolha detalhada de toda a informação necessária, mesmo podendo parecer, à partida, que não está em relação com o problema. Como se pode verificar pelas possíveis causas para a dor lombar, toda a informação é importante.
    Palpação e testes específicos são fundamentais para localizar problemas.
    Uma rigorosa avaliação postural conclui, também, acerca da possibilidade de alterações da mesma poderem estar na origem dos sintomas apresentados.

    Especificamente, analisando o segmento lombar num plano frontal, este deve ser recto. Qualquer alteração ou curva neste plano se denomina escoliose.
    Numa vista lateral, a coluna lombar deve ter uma curvatura em lordose. Tanto o aumento desta curvatura como a sua rectificação são patológicas, pelo facto de, numa ou noutra situação, a linha de gravidade passar por zonas que não estão preparadas para tal. Isso trará um aumento excessivo da tensão a músculos, ligamentos, vértebras, discos intervertebrais e raízes nervosas, que pode ser suficiente para causar dor ou outros sintomas já referidos.

    Em caso de dor lombar por alteração postural deste ou de outros segmentos corporais em relação, o que acontece com a maior parte de nós pelos hábitos posturais e atitudes relacionadas com tarefas do dia-a-dia, o tratamento mais indicado é a Reeducação Postural Global – R.P.G.. Esta é uma metodologia, realizada pelos profissionais da FISIOVIDA, que visa, além de aliviar sintomas, corrigir alterações posturais em relação com os mesmos e prevenir recidivas pela correcção mantida a longo prazo.
    Consiste em posturas ativas, onde se alongam músculos estáticos retraídos, que estão na origem da maior parte das sintomatologias dolorosas. O trabalho é sempre feito em descompressão articular e a evolução é lenta, suave e progressiva, pelo que é indicado mesmo nos casos mais agudos.
    Partimos da consequência até à causa do problema do paciente, buscando reencontrar a boa morfologia e a boa fisiologia, quer a curto quer a longo prazo, daí a sua extrema eficácia.

    A intervenção da FISIOVIDA em termos de R.P.G. na lombalgia vai muito para além do trabalho realizado no consultório. Feita a integração das novas posturas a situações do dia-a-dia de cada indivíduo, há tarefas diárias a realizar e um aconselhamento direccionado. Sempre que se considere pertinente, há um encaminhamento para a realização de exercício físico específico, nomeadamente Pilates Clínico e Ginástica Abdominal Hipopressiva, também realizado pelos nossos profissionais, não só por todos os benefícios já conhecidos do mesmo, mas também com o objetivo de dar continuidade ao trabalho realizado e de prolongar o mais possível os resultados obtidos de modo a evitar novos episódios de dor lombar.

    Se ainda não teve “o seu” episódio de dor lombar, previsto pelos estudos, previna-o.
    Procure a FISIOVIDA para um rastreio postural gratuito e estaremos disponíveis para o ajudar.

  • Resultados Rápidos e Eficazes na eliminação da dor!Contacte-nos