Pilates Clínico: Porquê na FISIOVIDA?

A FISIOVIDA apresenta integrado nos seus serviços de saúde o método de Pilates Clínico. Este contempla os aspetos do método de pilates: concentração, controlo motor, precisão, centralização, respiração, movimento e fluidez.

  • Mas será que quando realiza Pilates num estúdio, num ginásio ou num outro local com mais de 8/10 pessoas consegue sentir que está a respeitar todos estes princípios?

  • Será que tem o acompanhamento necessário em cada aula de grupo para desenvolver confiança necessária sobre o seu corpo?
  • O Pilates Clínico desenvolvido na FISIOVIDA é ministrado por uma fisioterapeuta especializada na área. Para além disso, devido ao seu mestrado na área de cárdio-respiratória, o seu método dá importância extrema à respiração focando-se na diminuição da tensão diafragmática e consequente diminuição da pressão intra-abdominal. Tais factos não só contribuem para uma activação do músculo transverso abdominal mais eficaz como para uma diminuição dos níveis de ansiedade, stress e tensão muscular na região dos ombros e cervical tão comuns e fruto do nosso ritmo acelerado diário.

    Desta forma, uma vez que se fomenta a respiração, os movimentos realizados são lentos e fluídos de acordo com esta. Quanto mais lentamente realizar os movimentos, mais trabalhará o músculo excentricamente, ou seja, realizará contração durante o alongamento do músculo permitindo-lhe aumentar amplitudes de movimento, melhorar a flexibilidade e, como tal, a sua postura corporal.
    A fisioterapeuta responsável domina, também, a área da Ginástica Abdominal Hipopressiva, adicionando conceitos deste método no método de Pilates Clínico praticado na FISIOVIDA. Tal ferramenta permite que os exercícios sejam feitos, maioritariamente, com reduzida pressão intra-abdominal impedindo ao máximo a dilatação do abdómen durante os exercícios diminuindo a sobrecarga nociva sobre as vísceras e órgãos pélvicos que os abdominais acarretam.

    A sua especialização na área da Medicina Chinesa permite que o método se foque também no equilibrio. Ou seja, a busca do equilíbrio entre o músculo agonista e antagonista em cada movimento é constante incentivando a que cada indivíduo se concentre no agora, no presente, e consiga desligar de todo o mundo exterior enquanto realiza o plano de exercícios.
    O método de Pilates Clínico desenvolvido na FISIOVIDA é praticado no solo podendo ser ou não utilizados pequenos aparelhos para dificultar os exercícios propostos apenas quando o grupo estiver preparado para avançar neste sentido. O objetivo primordial é o controlo motor sendo que cada indivíduo irá desenvolver consciência corporal, pré-activação dos músculos posturais e maior precisão no movimento nas tarefas a que se propõe diariamente.

    Descubra porque é que as pessoas ficaram fãs do "nosso Pilates"!Contacte-nos