Mais de 90% das pessoas já viveu algum episódio de dor de cabeça constante, que dificultou a realização normal das tarefas do dia a dia. A osteopatia é uma resposta de sucesso para o tratamento das cefaleias, tendo o potencial de atuar de forma rápida e duradoura. Saiba como tratar a dor de cabeça com a ajuda da Osteopatia!

O que são Cefaleias: principais sintomas e causas

As cefaleias ou dores de cabeça, como correntemente são chamadas, são dores localizadas na cabeça ou na região cervical. São classificadas em primárias ou secundárias, de acordo com a sua origem. 

As cefaleias primárias caracterizam-se por dores constantes sem alterações cerebrais que justifiquem a dor. A enxaqueca e a cefaleia de tensão são exemplos deste tipo de dor de cabeça. Normalmente, as cefaleias secundárias estão associadas a lesões na face, pescoço ou cérebro.

A cefaleia de tensão é um dos tipos mais comuns de dor de cabeça constante,ou seja, é o resultado do aumento excessivo da tensão a nível muscular. Este aumento de tensão pode ser causado por vários fatores, tais como:

  • Posturas incorretas mantidas por tempo prolongado;
  • Má utilização do corpo na realização das atividades do dia a dia (por exemplo, uso de malas e mochilas pesadas, gestos repetitivos com os braços);
  • Alterações na estrutura das articulações e discos intervertebrais da coluna cervical;
  • Problemas na “articulação da boca” (temporo-mandibular – ATM);
  • Stress, ansiedade e preocupações (existe um músculo, trapézio superior, que é muito reativo às variações emocionais, sendo por isso a explicação para muitas dores de cabeça que surgem nas fases de maior stress ou preocupação).

Também podem existir outras causas para as dores de cabeça constantes, que a Osteopatia praticada na Fisiovida pode tratar com sucesso: 

  • Sinusite;
  • Alteração na vascularização craniana (angioespasmo da artéria vertebral e carótida);
  • Irritação do nervo de Arnold (é um nervo que em 70% das pessoas passa pelo meio do músculo oblíquo maior da cabeça. Este músculo ao estar mais tensionado pode comprimir o nervo e causar a sua irritação).

Osteopatia no tratamento das dores de cabeça

A Osteopatia desenvolvida na Fisiovida na clínica do Porto tem o potencial de apresentar-se como opção válida para tratar um dos problemas que atinge ou já atingiu muitos de nós algum dia ou provavelmente atingirá mais dia menos dia.

Após uma avaliação cuidadosa, onde são realizados testes ortopédicos e neurológicos, entre outras provas osteopáticas, o osteopata consegue identificar as vértebras que se encontram em restrição. Através de técnicas osteopáticas específicas, denominadas de manipulação articular, o osteopata alivia a tensão nas estruturas peri-articulares da região do pescoço, devolvendo a mobilidade dos músculos e articulações e proporcionando o alívio dos sintomas da dor de cabeça.

Pesquisas recentes no cuidado e tratamento de dores de cabeça cervicogénica e a dor crónica associada a elas revelam que a abordagem osteopática apresenta excelentes resultados no alívio das dores.

Para os que habitualmente sofrem de dores de cabeça e que ainda não tentaram a osteopatia como forma de tratamento da cefaleia cervicogénica, vale a pena tentar, pois serão agradavelmente surpreendidos com os resultados.

Saiba mais sobre o que é a Osteopatia e quais as principais áreas de intervenção realizadas na Fisiovida.

6 Dicas para ajudar no tratamento das dores de cabeça

Para além do tratamento osteopático, a prevenção e a adoção de hábitos saudáveis são as grandes ferramentas para prevenir dores de cabeça constantes! Por isso, siga as nossas dicas para viver livre das cefaleias:

  1. Tenha uma alimentação equilibrada;
  2. Faça exercício regularmente (já experimentou o espaço ECOS da Fisiovida?);
  3. Privilegie sempre uma boa noite de sono, aproveitando, de preferência, as horas antes da meia-noite;
  4. Faça uma boa gestão do stress no dia a dia;
  5. Pratique alongamentos e exercícios de relaxamento com frequência (o R.P.G. e o Pilates Clínico que desenvolvemos na FISIOVIDA são uma ótima opção);
  6. Adote boas posturas no trabalho e em lazer.

Se entretanto as dores de cabeça persistirem, faça-nos uma visita! Na Fisiovida somos especialistas em Osteopatia e utilizamos técnicas que têm eliminado as dores de cabeça de muitas pessoas! Marque consulta ainda hoje!

Bibliografia

  • Mattia Cella, MSc, DO; Eric Acella, MSc, DO; Alessandro Aquino, MSc, DO; and Viviana Pisa, PhD (2021) Cranial osteopathic techniques and electroencephalogram (EEG) alpha power: a controlled crossover trial. J Osteopath Med; 122(8): 401-409.
  • Butler D. e Moseley L. (2003). Explain Pain. Noigroup Publications. Austrália.
  • Netter F. H. Atlas de Anatomia Humana 6ª edição 2015 Elsevier.
  • T.M., McReynolds, B.J. Sheridan. “Intramuscular Ketorolac versus osteopathic manipulative treatment in the management of acute neck pain in the emergency department: a randomized clinical trial”. JAOA. 2005; 105(2): 57-68.
  • H. Halter et al. “Craniosacral therapy for the treatment of chronic neck pain. A randomized sham-controlled trial”. Clinical journal of pain. 2016; 32(5): 441-449.
Ligue Já Ligue Já
WhatsApp WhatsApp