Serão apenas as mulheres após o parto que estão mais susceptíveis de desenvolverem incontinência urinária? Não! A partir dos 60 anos, as alterações hormonais típicas da idade conduzem a uma atrofia e perda de flexibilidade dos músculos do pavimento pélvico. Tal facto leva, posteriormente, a perdas de urina involuntárias. Associado a este facto, o uso de calças apertadas, stress, tosse crónica, entre outros, constituem fatores de risco para o desenvolvimento da incontinência urinária.
Um estudo em que submeteu mulheres com idade média de 45 anos a sessões de 30 minutos de Ginástica Abdominal Hipopressiva uma vez por semana durante 12 semanas verificou uma diminuição da perda involuntária de urina na maioria das mulheres.
Desta forma, é muito importante que a mulher tenha bons hábitos posturais bem como realize exercícios específicos para o pavimento pélvico de forma a manter a função normal destes músculos. Na FISIOVIDA podemos ajudá-la!
Fisioterapeuta e Osteopata. Especialista em Reeducação Postural Global. Diretor Clínico da FISIOVIDA.
O fascínio pela fisioterapia e pelo empreendedorismo fazem com que a soma de ambas seja a fórmula perfeita encontrada pelo Samuel para, através da FISIOVIDA, ir ao encontro da sua maior paixão: transformar a vida das pessoas! Tem um enorme gosto pelo desporto sendo a prática de exercício uma atividade regular durante a semana, quer individualmente quer com os seus 4 filhos. Gosta muito de ouvir música e tocar o seu violino juntamente com a sua orquestra familiar. Viajar, de preferência em família e para destinos que possibilitem apreciar a natureza, é algo que procura fazer com frequência.