O que pode fazer o RPG perante uns joelhos “tortos”?

MUITO!

Saiba como!

Quer seja por sentirmos dor ou outro tipo de desconforto ou por não gostarmos do aspecto visual “um pouco torto” dos nossos joelhos, saiba que os profissionais da FISIOVIDA podem ajudá-lo(a)!

Um correcto alinhamento dos joelhos, com uma distribuição uniforme da carga sobre os mesmos, pressupõe um “normal” posicionamento das estruturas que o constituem, nomeadamente, fémur, tíbia, rótula, meniscos, ligamentos e músculos. Assim, à partida, serão articulações saudáveis e funcionais, tendo em conta que além de suportarem o peso do corpo, os joelhos estão envolvidos em importantes funções dinâmicas de locomoção.

Frequentemente podemos encontrar disfunções em lateralidade dos joelhos, isto é, joelhos valgos ou varos, que podem ter várias causas, associadas a problemas de crescimento ósseo, ou na sua calcificação, como é o caso do raquitismo e osteomalácia, retracções musculares, sequelas de fracturas ou outro tipo de lesão traumática.

O joelho valgo é uma deformidade que, de uma forma muito geral, se pode traduzir pela aproximação dos joelhos, com afastamento dos pés. Há um excesso de tensão da musculatura que faz adução e rotação interna do fémur e um aumento também da rotação interna da tíbia.

Por outro lado, no joelho varo há um arqueamento das pernas, portanto, um afastamento dos joelhos. Neste caso, o fémur está em abdução e a tíbia excessivamente rodada para fora.

Em ambos os casos a distribuição de carga sobre as estruturas do joelho será assimétrica. No caso do joelho varo, pode existir dor associada à hiperpressão sobre as estruturas do compartimento interno ou por estiramento do ligamento lateral externo.

Este tipo de deformidade, tal como a referida anteriormente, caso não seja devidamente tratada, pode favorecer o desenvolvimento precoce de algumas patologias, como artrose, osteoartrite femuro-tibial, síndromes de dor patelo-femural, instabilidade desta mesma articulação e de todo o joelho de uma forma global.

Toda a alteração associada ao joelho varo, favorece a diminuição da eficácia do músculo quadricípite, levando a fadiga, diminuição da absorção de choques, aumento da carga assimétrica na articulação, e tudo isto será um ciclo que favorecerá ainda mais o aumento do varo.

Os profissionais da FISIOVIDA são eficazes no tratamento dos sintomas que associados à deformidade em varo dos joelhos, mas também, e principalmente, no tratamento e correcção das causas que lhe podem estar inerentes.

Toda e qualquer intervenção deve começar por uma rigorosa avaliação individual, com o principal objectivo de perceber qual a causa associada ao sintoma.

A avaliação postural é fundamental neste caso, bem como, a palpação e testes específicos para localizar sintomas.
Quando retracções musculares estão na origem de uma deformidade em varo dos joelhos, que é o mais comum, o tratamento mais indicado é a Reeducação Postural Global – R.P.G.. Trata-se de uma abordagem que visa, além de aliviar sintomas, corrigir alterações posturais em relação com os mesmos e prevenir recidivas pela correcção mantida a longo prazo.

Consiste em posturas ativas, onde se alongam músculos estáticos retraídos, que estão na origem da maior parte das sintomatologias dolorosas. O trabalho é sempre feito em descompressão articular, pelo que é extremamente eficaz na dor que pode estar associada à hiperpressão das estruturas do compartimento interno do joelho. O exemplo que se segue é a prova de que é possível obter-se uma boa correção dos joelhos mesmo em idades mais avançadas!

Além da intervenção da Reeducação Postural Global – R.P.G, caso seja pertinente para potenciar resultados e prolongar as correcções, a equipa FISIOVIDA recorre também a técnicas de Osteopatia e de Fisioterapia Avançada, especificas para cada caso.

O utente “Fernando” (nome fictício), de 67 anos, realiza exercício todos os dias, apresentando queixas ao nível da coluna lombar e articulação sacro-ilíaca esquerda. Simultaneamente, apresentava preocupação com o agravamento do valgismo dos joelhos nos últimos anos, do ponto de vista estético e funcional.

O Fernando realizou a intervenção em Fisioterapia Avançada, Osteopatia e Reeducação Postural Global, obtendo alivio total dos sintomas apresentados. Simultaneamente, conseguimos um resultado fantástico na redução do valgismo, do ponto de vista estético e funcional.

Atualmente, o Fernando continua a realizar 1 sessão de 3 em 3 semanas, de forma a consolidar os resultados obtidos e prevenir lesões, mantendo a atividade física diária.

A intervenção da FISIOVIDA também se diferencia por ir muito para além do trabalho realizado no consultório. Feita a integração das novas posturas a situações do dia-a-dia de cada indivíduo, há tarefas diárias a realizar e um aconselhamento direccionado. Sempre que se considere pertinente, há um encaminhamento para a realização de exercício físico específico, não só por todos os benefícios já conhecidos do mesmo, mas também com o objetivo de dar continuidade ao trabalho realizado e de prolongar o máximo possível os resultados obtidos.

Estamos disponíveis para o(a) ajudar!