Ginástica Abdominal Hipopressiva e o pavimento pélvico

Perdas de urina? Dor na relação sexual? Sensação de peso na zona ginecológica? Tudo isto pode ser tratado com a Ginástica Abdominal Hipopressiva – GAH – através do treino dos músculos do pavimento pélvico.

O que é o pavimento pélvico?
O pavimento pélvico, também conhecido por períneo, é um conjunto de músculos que se encontram na base da bacia dando suporte aos órgãos como bexiga, útero e reto. Estes músculos têm a função de fechar a uretra, vagina e ânus, sendo responsáveis pela continência urinária e fecal. O bom funcionamento destes músculos está relacionado, também, com a satisfação sexual feminina e masculina.

O pavimento pélvico é constituído por 80% de tecido conjuntivo e 20% de fibras musculares de contração voluntária. Destes 20%, 70% são fibras musculares de contração mantida que conferem suporte e 30% de fibras de contração rápida, responsáveis pela resposta aos aumentos súbitos de pressão intra-abdominal.

Desta forma, quando pedimos a contração rápida do pavimento pélvico estamos apenas a trabalhar 30% em 20% das suas fibras musculares de contração voluntária.

A GAH permite a tonificação do pavimento pélvico bem como da faixa abdominal ao promover o relaxamento do diafragma, normalização do padrão respiratório e programação da parede abdominal e pavimento pélvico, trabalhando, assim, as fibras musculares tónicas (70% em 20%, que conferem suporte) e o tecido conjuntivo (80%).