Durante os dias 18 a 22 de Setembro de 2016, a FISIOVIDA teve oportunidade de marcar presença, através do seu diretor clínico, Dr. Samuel Ferreira, na formação de “Indução Miofascial – Nível 2”. O Dr. Samuel Ferreira teve o privilégio de contactar bem de perto, durante 4 dias, com o Dr. Andrzej Pilat, um nome incontornável na terapia manual a nível mundial e considerado por muitos como o principal expert mundial no tema da fáscia.
A Indução Miofascial é um método de avaliação e de tratamento das disfunções do sistema fascial com o objetivo de aliviar a dor e as suas restrições, restaurando assim o equilíbrio da função corporal. Consiste na aplicação da combinação de pressões mantidas, posicionamentos específicos e estiramentos muito suaves.
Este é um método que encaixa perfeitamente na visão de trabalho clínico por parte da FISIOVIDA porque o método foca-se em encontrar sempre a causa verdadeira do problema e não tratar somente os sintomas. Sendo assim, esta é uma das “ferramentas” integradas no vasto leque de técnicas de tratamento utilizadas na FISIOVIDA, porque é uma técnica inovadora com bastante evidência científica.
Para além do mais, na última década, o tema fáscia e as técnicas de indução miofascial, têm ganho na terapia manual, um papel fulcral, sendo esta uma temática cada vez mais estudada e parte integrante das técnicas utilizadas pelos melhores fisioterapeutas a nível mundial.
Nesse sentido, esta é mais uma técnica utilizada na FISIOVIDA que permite produzir naturalmente resultados muito mais rápidos e eficazes.
Fisioterapeuta e Osteopata. Especialista em Reeducação Postural Global. Diretor Clínico da FISIOVIDA.
O fascínio pela fisioterapia e pelo empreendedorismo fazem com que a soma de ambas seja a fórmula perfeita encontrada pelo Samuel para, através da FISIOVIDA, ir ao encontro da sua maior paixão: transformar a vida das pessoas! Tem um enorme gosto pelo desporto sendo a prática de exercício uma atividade regular durante a semana, quer individualmente quer com os seus 4 filhos. Gosta muito de ouvir música e tocar o seu violino juntamente com a sua orquestra familiar. Viajar, de preferência em família e para destinos que possibilitem apreciar a natureza, é algo que procura fazer com frequência.