Fisioterapia Respiratória

A FISIOVIDA tem ao seu dispor no Porto o serviço de Fisioterapia Respiratória que auxilia significativamente as crianças com problemas respiratórios.

O que é a Fisioterapia Respiratória?
São técnicas aplicadas pelo fisioterapeuta na caixa torácica da criança que têm como objetivo a libertação de secreções que causam obstrução brônquica das vias aéreas promovendo uma função pulmonar normal de forma eficaz.

A desobstrução brônquica implica 5 passos:

  • Desobstrução nasal;
  • Fluidificação das secreções;
  • Mobilização das secreções e progressão das secreções;
  • Mobilização do tórax;
  • Expulsão.

    Em que patologias se aplica a fisioterapia respiratória?
    Principalmente na Bronquite, Bronquiolite e Fibrose Cística. É também aplicada em pneumonia, asma brônquica, derrame pleural e infecções respiratórias.

    Quantas sessões de fisioterapia respiratória são necessárias?

    Uma obstrução brônquica numa criança de 8 meses ou mais é geralmente resolvida em 4 a 5 dias de fisioterapia respiratória (1 sessão por dia). Ao 7ª dia poderá, por vezes, existir ainda uma tosse de carácter irritativo no inicio da manhã.

    O que fazer antes da sessão de fisioterapia respiratória?

    A criança deve apresentar um período de jejum de 3 horas desde a última refeição de forma a evitar o refluxo gastro-esofágico. Em caso de ter sido receitado pelo médico terapia broncodilatadora, a nebulização deve ser feita sempre antes da aplicação das técnicas de fisioterapia respiratória.

    O que acontece à expectoração? Pode voltar para os brônquios?

    Não! As secreções vindas das vias respiratórias são deglutidas e a maioria dos germes patogénicos são destruídos pela acidez gástrica. A mucosidade das expectorações pode ser observada nas fezes ou quando a criança vomita.

    A Fisioterapia Respiratória é muito mais do que as simples “pancadinhas” nas costas que usualmente se vê por aí e o recurso infinito a nebulizadores.

    Escolha a diferença! Escolha a metodologia avançada!

  • Ainda tem dúvidas?Contacte-nos

    Fale Connosco

    * campos obrigatórios