Osteófitos – “Bicos de Papagaio”

Ouve-se frequentemente muitas pessoas queixarem-se de dores na coluna, atribuindo aos “bicos de papagaio” a culpa por essa situação. Mas afinal o que são estes “bicos de papagaio”? Haverá algo a fazer para os “calar”?

O que são os “bicos de papagaio”?

Os “bicos de papagaio” têm o nome técnico de osteófitos. Foram designados “bicos de papagaio” pela forma de gancho que apresentam. Estes são consequência do desgaste que vai ocorrendo nas articulações, em particular da coluna vertebral, contudo podem também surgir em zonas como o ombro, joelho ou calcanhar. Os “bicos de papagaio” surgem, normalmente, associados às artroses, nas quais ocorre degeneração da cartilagem articular. Esta pode dever-se ao processo normal de envelhecimento ou ao uso excessivo dessas articulações, o que favorece também o seu desgaste articular.

As zonas em que ocorre mais desgaste são onde as articulações estão mais sujeitas a hipermobilidade e/ou sobrecarga, ou seja onde existe excesso de movimento e utilização. Numa primeira fase o que acontece é que a cartilagem sofre erosão, mas posteriormente como defesa, o nosso organismo pode começar a desenvolver os “bicos de papagaio”. Paradoxalmente, os “bicos de papagaio” até são uma forma de proteção do nosso corpo, visando reduzir o movimento nesse local. Contudo, a presença dos osteófitos pode causar dor local por irritação/inflamação das estruturas circundantes, dor irradiada por compressão de estruturas nervosas, rigidez e limitação dos movimentos.

Qual a abordagem utilizada pela FISIOVIDA para tratar este problema?

Aconselhamos sempre todos os nossos pacientes a considerarem o tratamento conservador como eleição excepto em alguns casos graves que podem ter indicação cirúrgica. Muitos pacientes perguntam-nos se é possível fazer desaparecer os “bicos de papagaio”, mas a resposta óbvia é não. Contudo, através da utilização de técnicas manuais específicas que permitem trabalhar as articulações e os tecidos envolventes ( músculos, tendões, ligamentos) torna-se possível descomprimir as estruturas, aliviar a dor, melhorar a função articular e deste modo melhorar os sintomas.

Estamos ao seu dispor para o(a) ajudar!

Quer calar os seus "bicos de papagaio"?Contacte-nos