Fisioterapia no Síndrome do Túnel Cárpico

O síndrome do túnel cárpico é um dos problemas que a Fisioterapia Avançada desenvolvida pela FISIOVIDA no Porto tem dado uma resposta extremamente positiva! Este problema carateriza-se pela compressão ou irritação do nervo mediano no seu trajeto pelo punho. Ao passar nesse canal que é relativamente estreito, o nervo mediano pode ser comprimido por diversos motivos.

Que fatores predispõem o aparecimento do síndrome do túnel cárpico?

– Obesidade;
– Gravidez;
– Diabetes;
– Hipotiroidismo;
– Artrite;
– Traumatismos locais;
– Movimentos repetitivos com mãos e punho (este é dos fatores ++++ comuns).

Quais os sintomas habituais?

Os sintomas são sensação de formigueiro, adormecimento e falta de força em uma ou ambas as mãos, atingindo uma forte intensidade durante a noite, chegando a provocar perturbações no sono. Se não for tratado, o síndrome do tunel cárpico poderá ocasionar atrofia e fraqueza permanentes dos músculos do polegar, indicador e dedo médio.

Na FISIOVIDA, no Porto, poderá encontrar solução para o seu problema uma vez que iremos abordar a verdadeira causa dos formigueiros e da dor!

Que avaliação específica é feita?

A avaliação não incidirá apenas na região do canal cárpico, mas em todo o trajeto do nervo mediano em sofrimento.

Muito frequentemente, as alterações que provocam este síndrome não se resumem apenas ao túnel cárpico. Só aliviando a pressão existente no nervo noutros locais da sua passagem, como por exemplo, na cervical ou no cotovelo, é que conseguiremos de facto eliminar os sintomas tão incomodativos e persistentes de um síndrome do tunel cárpico.



Abordaremos igualmente todos os músculos diretamente relacionados com o problema, não só na mão mas também no pescoço (coluna cervical) e em ambos os membros superiores, melhorando em simultâneo a mobilidade do nervo mediano. Com a Fisioterapia Avançada praticada na FISIOVIDA, no Porto, iremos igualmente abordar a postura tanto da coluna como dos membros superiores, dando em paralelo aconselhamento relativo ao melhor posicionamento a adoptar na realização de movimentos repetitivos, quando associados ao trabalho.

Com esta abordagem de globalidade que carateriza a Fisioterapia Avançada, poderá obter o alívio desejado a longo-prazo já que de outra forma os resultados seriam menos eficazes e permanentes. Em muitas situações, podemos mesmo evitar o recurso a uma intervenção cirúrgica nem sempre bem sucedida.

Tratamos a verdadeira causa da sua dor!Contacte-nos