Exercício: Pequenas mudanças, Grandes resultados

O Exercício Clínico tem cada vez mais evidência como tratamento de primeira linha para diversos utentes que diariamente recorrem à FISIOVIDA à procura de solução para tratamento de diversas lesões/patologias.

O SEDENTARISMO é uma barreira difícil de ultrapassar para grande parte das pessoas, mas muitas vezes PEQUENAS MUDANÇAS nos hábitos produzem GRANDES RESULTADOS!

E para aumentar a MOTIVAÇÃO e RESPONSABILIDADE à adesão ao tratamento dos nossos utentes, partilhamos os resultados de um estudo recente (2011), que mostrou que em pessoas com dor cervical/ombro recorrentes, a realização de exercícios simples com elásticos durante apenas 2 minutos, 5 vezes por semana, durante 10 semanas, levou a uma diminuição significativa na dor e inclusivé ganhos de força nos músculos solicitados.
O mesmo tipo e dose de exercício, num estudo diferente em 2012, mostrou ser capaz de produzir alterações a nível do sistema nervoso central na perceção da dor, não só na região cervical/ombro como também na sensação em outros pontos dolorosos à distância.

A AVALIAÇÃO INDIVIDUALIZADA é algo essencial para determinarmos a verdadeira origem do problema, e para implementar as melhores estratégias de INTERVENÇÃO ADEQUADA E PERSONALIZADA.

Quanto à escolha dos exercícios mais adequados, se com estratégias tão simples, o nosso corpo consegue obter uma resposta tão satisfatória na redução da dor, imagine se for acompanhado de forma regular e adaptada.

Para ter uma melhor qualidade de vida, a responsabilidade e a capacidade de mudança está do seu lado. Conte com a equipa FISIOVIDA para o orientar e ajudar.

Bibliografia:
Andersen, L. L., Saervoll, C. A., Mortensen, O. S., Poulsen, O. M., Hannerz, H., & Zebis, M. K. (2011). Effectiveness of small daily amounts of progressive resistance training for frequent neck/shoulder pain: Randomised controlled trial. Pain, 440 – 446. doi:10.1016
Jakobsen, M. D., Andersen, C. H., Andersen, L. L., Mortensen, O. S., & Zebis, M. K. (2012). Central adaptation of pain perception in response to rehabilitation of musculoskeletal pain: randomized controlled trial. Pain Physician, 385 – 393.

Autor do artigo: Dr. João Baptista – Fisioterapeuta na FISIOVIDA