Escolioses Idiopáticas e Evidência

A equipa FISIOVIDA continua diariamente à procura da excelência e isso implica estudo e partilha diária sobre a mais recente evidência, nas mais diversas problemáticas clínicas que nos procuram.
Uma das áreas que nos distingue é a abordagem nas patologias posturais da coluna, nomeadamente na Escoliose.
Já foram muitos os casos clínicos que conseguimos ajudar, seja na correção, na preparação para a cirurgia ou mesmo na recuperação pós-cirurgia (Ver alguns casos AQUI).
Nas escolioses destacamos a nossa abordagem na consulta de Fisioterapia Avançada segundo a Reeducação Postural Global. Contudo, a abordagem vai para além de um método.

Na nossa intervenção abordamos a necessidade de outras estratégias, recorrendo a outras metodologias, tais como a utilização de coletes, a realização de exercícios específicos e, não menos importante, a educação do utente sobre todas informações acerca da problemática. Além disso, muitas vezes é necessário conjugar esforços com outras áreas de intervenção, como a Nutrição Funcional e a área Dermatofuncional.

Em 2018, a Scientific Society on Scoliosis Orthopaedic and Rehabilitation Treatment (SOSORT) atualizou as linhas orientadoras sobre a reabilitação de escolioses idiopáticas.

A Reeducação Postural Global é uma das metodologias referidas, várias vezes ao longo do artigo, como estratégia terapêutica, sendo que os profissionais da FISIOVIDA continuarão atentos às recomendações baseadas na evidência mais atualizada.

Autor do artigo: