Dr. Samuel Ferreira, representa a FISIOVIDA em Jornada de Fisioterapia com preleção sobre RPG

No dia 18 de Fevereiro de 2017, o Dr. Samuel Ferreira, representou a FISIOVIDA, na 1ª Jornada de Estudo Pré-Congresso Nacional de Fisioterapia, subordinada ao tema: “Fisioterapia nas disfunções da coluna cervical – Orientações para uma prática efetiva”, que decorreram na Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Lisboa.

O Dr. Samuel Ferreira foi convidado na qualidade de especialista no método de Reeducação Postural Global, não só pelo facto de ter uma experiência assinalável na aplicação deste método de tratamento, mas também pelo facto de ser o Diretor Clínico da FISIOVIDA, que é a clínica em Portugal de referência, única que conta com um corpo clínico de 7 fisioterapeutas com a formação avançada neste método. A prelecção foi intitulada: “A abordagem da Reeducação Postural Global – RPG no tratamento da Coluna Cervical” e foi inserida na sessão temática subordinada ao tema: “Técnicas articulares, miofasciais, neuromeníngeas, posturais, de controlo motor/exercício terapêutico…O que é realmente útil e efetivo?”.

Foi uma boa oportunidade para dar a conhecer aos fisioterapeutas presentes a potencialidade que a RPG tem no tratamento de várias disfunções da coluna cervical. Na prelecção foram destacados os 3 princípios fundamentais da RPG: individualidade, globalidade e causalidade, bem como considerações práticas sobre a melhor forma de avaliar e tratar um problema cervical. Foram também mostrados vários casos de sucesso na utilização deste método de tratamento em utentes com sintomatologia cervical.