Cuide da coluna do seu filho no regresso às aulas!

Existem medidas muito simples que podem evitar problemas muito complicados no futuro!! A mochila, que deveria ser o meio de transporte de todos os manuais necessários para a aprendizagem, tem sido o “meio de transporte” para o aparecimento de muitas dores de coluna que surgem cada vez mais precocemente.

Que sugestões deixamos para os pais?

  • Verifiquem se os vossos filhos levam apenas o material estritamente necessário para a escola;
  • Ao arrumar o material na mochila, coloquem os objectos mais pesados, como os livros, na posição vertical bem perto da coluna;
  • Instruam os vossos filhos para que as alças da mochila estejam sempre sobre os dois ombros, de modo a repartir bem o peso;
  • Ter em atenção o peso da mochila, de modo a que esta não ultrapasse os 10 % do peso do seu filho.

    Para além da mochila existem outros fatores que podem contribuir para problemas sérios na saúde futura dos seus filhos:

    MUITA ATENÇÃO à posição que as crianças adoptam em frente a um computador ou nalguma consola de jogos. Muitas têm o hábito de se sentarem com uma perna debaixo do rabo, outras ficam praticamente “deitadas” na cadeira, outras ficam semi-deitadas na cama numa postura “contorcionista”, enquanto outras ficam sentadas no chão “à chinês”, mas numa posição totalmente “corcunda”.

    O principal problema aqui reside no facto de que estas posturas erradas não são mantidas apenas durante dez minutos por dia. Em muitos casos são mantidas por horas, ao longo de vários dias e ao longo de vários anos. Se não forem corrigidas, quando chegarem à idade adulta naturalmente começarão a surgir muitos dos típicos problemas de coluna que todos já conhecemos.


    Porém, é importante frisar que não é necessário chegarem à idade adulta para surgirem queixas de dores na coluna. Nestes últimos tempos, a FISIOVIDA tem tratado muitos adolescentes, muitos deles com apenas 12 anos, que já apresentam diversos problemas na coluna.

    Consulte-nos para avaliarmos o estado da coluna do seu filho.

    Equipa FISIOVIDA