Com a chegada do inverno e dos dias mais frios, o risco de “apanharmos” ou “sermos apanhados” por uma constipação aumenta. Esteja atento aos sintomas da constipação, fortaleça o seu sistema imunitário e minimize a possibilidade de contágio com estas dicas:
Proteja-se do frio, da chuva e do vento, com vestuário quente apropriado: casaco quente, cachecol/lenço, luvas, gorro e botas;
Evite mudanças drásticas de temperatura e de humidade. Assim como ambientes poluídos e com fumo.
Não FUME! O Tabaco é um dos inimigos principais dos nossos pulmões!
Adote uma alimentação saudável, equilibrada e diversificada, com prioridade para os alimentos frescos, ricos em Vitamina C e Antioxidantes, principalmente presentes em frutas e legumes.
Hidrate-se! Beba diariamente 2 litros de água, chás e sumos de frutas ricos em vitamina C, como laranja, limão, kiwi, abacate, pêra, abacaxi. Opte por bebidas quentes pare se manter quente, principalmente ao início da manhã e à noite.
Pratique exercício físico com regularidade, com foco na atividade cardiorrespiratória;
Apanhe Sol, sempre que a meteorologia o permitir, e devidamente agasalhado. O nosso sistema imunitário necessita de Vitamina D para estar forte e resistir às diversas ameaças diárias. Não há melhor fonte de Vitamina D que o Sol.
Mantenha uma boa higiene: lave as mãos regularmente, espirre ou tussa para a prega do cotovelo, deite os lenços de papel no lixo depois de os utilizar e evite permanecer em espaços fechados e em contacto com pessoas doentes;
Sono Reparador! Uma rotina diária de 8 a 10 horas de sono proporciona o descanso necessário para o seu corpo se reestabelecer e recuperar a vitalidade, evitando assim quebras no sistema imunitário que o deixem mais propensos ao aparecimento de infecções respiratórias.
Número Ordem OF 1750. Fisioterapeuta especialista em Exercício Clínico e em Fisioterapia Cárdiorrespiratória.
“A persistência é o caminho para o êxito”, isto define a Lisa. Com a sua persistência procura influenciar de forma positiva todas as pessoas que a procuram e é defensora que, a alimentação, o exercício físico, a qualidade do sono e o tempo de qualidade são os pilares fundamentais para a prevenção da doença.