Será que a mudança de tempo causa realmente dor nas articulações?
O céu está azul claro, mas o seu tornozelo ou joelho começa a dar sinais de que algo não está bem. Será que é sinal de que o tempo está a mudar? Mas afinal, será que muitas das nossas dores são sinal de que o tempo vai mudar?

Acredite ou não, a sua previsão de tempo pode ter alguma validade, graças aos efeitos das mudanças da pressão atmosférica no seu corpo.

É comum as pessoas culparem o tempo pelo aumento da sua dor, segundo Robert Jamison Newlin, PhD, professor dos departamentos de psiquiatria e anestesiologia da Harvard Medical School e pesquisador que estudou os efeitos do tempo em pacientes com dor crónica: “Todas as pessoas têm uma tia ou avó que se queixa de dor no joelho ou tornozelo e que diz: “Oh, o tempo está a mudar”.

Quanto tempo antes pode a mudança meterológica causar dor nas suas articulações?
Segundo David Borenstein, reumatologista e professor clínico de medicina da George Washington University Medical Center e ex-presidente do American College of Rheumatology é típico, para dores nas articulações, os sintomas começarem mesmo antes dos primeiros pingos de chuva cairem.

“Se você realmente ouviu atentamente a sua avó ou tia ou alguém que tinha artrite, eles realmente lhe diziam: “Vai chover hoje”, diz ele. E eles geralmente acertam.

Como explicar este fenómeno?
Não há consenso entre os cientistas para a hipótese de que as alterações climáticas provoquem dor. Mas existem teorias plausíveis.

Uma das teorias aponta para as mudanças na pressão atmosférica como sendo a causa do aparecimento destas dores. Embora muitas pessoas digam que o clima húmido ou tempo chuvoso pioram a dor, a pesquisa mostrou que não é o frio, vento, chuva ou neve, diz Borenstein. A única coisa que afeta a maioria das pessoas é a pressão atmosférica.

Contudo, esta pressão, muitas vezes começa a descer mesmo antes do mau tempo se instalar. Este sistema de baixas pressões exerce menos pressão no nosso corpo o que permite que os seus tecidos se expandam e exerçam assim maior pressão nas nossas articulações. Segundo Jamison: “É uma alteração microscópica que obviamente não podemos ter percepção”.

O que podemos fazer para nos defendermos das dores que surgem no nosso corpo resultante das alterações climatéricas?
Durante as mudanças climatéricas, algumas pessoas com artrite precisam de reforçar-se com medicação para aliviar a sua dor, diz Borenstein. Para além disto há outras dicas úteis:
– Mantenha-se quente: vista roupa quentes, mantenha a sua casa aquecida e aquecer o carro antes de entrar pode ajudar a aliviar a dor relacionada ao frio.
– Aplicar uma bolsa de água quente nas articulações dolorosas também ajuda.
– Mantenha-se em movimento, praticando exercício físico com regularidade. Antes de sair de casa durante o tempo frio, tente mecher-se para manter as articulações quentes.
– Perceba que a dor resultante das mudanças climatéricas é temporária.
– Quando a dor surge, essa não é uma mudança permanente. É apenas de curta duração.

Se tiver dúvidas ou questões não hesite em contactar-nos. Estamos aqui para o ajudar!