Cirurgia à hérnia discal como primeira opção ou tratamento conservador?

A Hérnia Discal é, atualmente, um dos problemas que mais afeta a qualidade de vida das pessoas, mas para a qual já existem alternativas de tratamento conservador muito válidas, desde a Osteopatia, Reeducação Postural Global ou mesmo Fisioterapia Avançada e Pilates Clínico desenvolvido na FISIOVIDA no Porto.


A cirurgia deve ser sempre colocada como última opção de tratamento. A indicação cirúrgica é apenas aconselhado em caso de hérnias volumosas, com compressão das estruturas nervosas, e quando o tratamento conservador se apresenta ineficaz. Todas as outras situações devem ser abordadas de forma conservadora.

Segundo uma meta-análise publicada no “Pain Physician Journal” em 2017, dois terços das hérnias discais lombares curam-se por conta própria. O paradigma na forma de olhar para as hérnias discais tem vindo a mudar, pois enquanto que antes se pensava que uma vez que alguém tem uma hérnia discal lombar, essa mesma pessoa a terá por toda a vida, neste estudo realizado provou-se que a realidade é completamente diferente. Muitas das hérnias discais, em poucos meses, espontaneamente curam-se.
Conclusão do jornal: ” Sendo a incidência de reabsorção do disco intervertebral em hérnias discais lombares de 66,6%, o tratamento conservador pode tornar-se a primeira escolha de tratamento.”
Para ler o artigo integral clique AQUI


Com uma avaliação e intervenção especializada dentro da Terapia Manual e Exercício podemos ajudá-lo(a) a recuperar da sua dor e devolver-lhe a sua função e qualidade de vida.

O tratamento deve iniciar o mais cedo possível mesmo sem ainda ter sintomas para, de forma preventiva, impedir a evolução do problema. No caso de presença de dor será importante intervir desde logo para se restabelecer o equilíbrio da região cervical e assim impedir que a situação se agrave e que se instalem compensações exageradas e disfuncionais em defesa da dor.


A Reeducação Postural Global, as técnicas de Fisioterapia Avançada, a Osteopatia e o Pilates Clínico são técnicas atuais que permitem um alivio imediato dos seus sintomas, diminuindo a inflamação local e devolvendo a mobilidade e o controlo motor da região lombar.

São métodos seguros, realizados sempre de forma individualizada e com resultados duradouros. Para além dos tratamentos realizados em clínica, o profissional de saúde da equipa FISIOVIDA irá ensiná-lo a prevenir as más posturas e maus hábitos em casa e no trabalho que poderão prejudicar a sua situação.