A Osteopatia no tratamento da Azia

Na FISIOVIDA, a Osteopatia que desenvolvemos permite obter uma elevada taxa de sucesso na eliminação dos episódios de azia.

O que é a Azia?

A azia é um sintoma resultante de alterações do sistema digestivo, nomeadamente do estômago e esófago. Carateriza-se pela sensação de queimadura (pirose) ou ardor que inicia-se na região epigástrica (zona imediatamente abaixo do esterno correspondente ao estômago) e que se pode estender para o peito, pescoço (faringe) ou garganta.
Em certas ocasiões, pode mesmo surgir uma dor torácica mais intensa com irradiação para a grade costal ou mama esquerda, a qual se confunde incorretamente com um problema cardíaco. Nestas situações, é possível distinguir a azia, não só pelo ardor/queimadura, como também por outros sintomas que muitas vezes a acompanham: erutação (arrotos), aumento da salivação ou gosto amargo na boca, correspondente ao refluxo do ácido do estômago que sobe para o esófago.

PORQUE TENHO AZIA SE O MEU ESTÔMAGO ESTÁ BEM?

Estima-se que cerca de 15% da população mundial sente azia semanalmente, sendo em MUITOS CASOS, NA AUSÊNCIA DE QUALQUER DOENÇA GÁSTRICA (a estrutura do estômago está sã, mesmo depois de realizados vários exames complementares de diagnóstico). É chamada a AZIA FUNCIONAL (algo está a limitar o trabalho do órgão).

QUAL A CAUSA DA AZIA?
Os excessos alimentares, o tipo de alimentos ingeridos ou a especificidade de algumas substâncias (cafeína, alcool, tabaco, etc) podem estar na base do surgimento da azia.
No entanto, é bastante comum a azia aparecer como um sintoma isolado, devido a fatores mecânicos e neuromusculares:

  • Espasmo do diafragma (Este músculo estando muito “preso” comprime o estômago para baixo e “aperta” o esófago não facilitando o processo de digestão;
  • Tensão de ligamentos, fáscias e músculos que ligam o estômago a outras vísceras e ao diafragma;
  • Diminuição da mobilidade do estômago;
  • Alteração da ação do sistema nervoso autónomo que controla o estômago;
  • Alteração da coluna torácica ou tóraco-lombar.

    A OSTEOPATIA PARA ALÍVIO DA AZIA:

    Através de uma abordagem exclusivamente manual, o tratamento incide em técnicas de manipulação da coluna, de libertação do diafragma, de mobilidade do estômago e de normalização do comando nervoso (através de técnicas craniais e de manipulação da coluna) que vai para o estômago.

    O equilíbrio do seu corpo irá permitir ao seu estômago recuperar a sua eficiência.

    Se sofre de azia ocasional, faça na FISIOVIDA o CHECK-UP OSTEOPÁTICO. Muitas vezes a mudança necessária é do próprio corpo.

    Tal como dizia o criador da Osteopatia, Dr. Andrew Still, “Find It, Fix It and Leave it alone”, traduzido para português esta frase significa “Encontra a causa do problema, trata o corpo e deixa que ele faz o resto”. Num caso de azia tratado com Osteopatia fazemos precisamente isto: detetamos todas as disfunções que podem justificar um mau funcionamento do estômago, tratamos e deixamos que o corpo faça o seu trabalho de auto-cura! São muitos os casos de sucesso que temos com a Osteopatia!

  • Seja o próximo caso de sucesso na eliminação da Azia!Contacte-nos