A importância da hidratação da sua pele

Agora que o Sol é escasso e o frio e o vento agridem a sua pele, há que continuar a hidratar a sua pele.

Desde pele seca a oleosa, é necessário repor os níveis de água.

Faça-o por dentro e por fora!

Ingerir água:

Praticamente toda a gente sabe que deve ingerir 1,5l a 2l por dia. Talvez não saiba que essa água exclui a contida na sopa e alimentos. O nosso organismo necessita amplamente de água, por exemplo, basta uma variação de 1% na hidratação para afetar a concentração, por isso não o faça só pela sua pele, mas sim pela sua saúde.

Se já tem a motivação e o que mais custa é a execução?!?!…Teste!

Faça muitos testes, até perceber que estratégias melhor funcionam consigo. Por exemplo:

  • Se trabalha numa secretária, ter uma garrafa de 0,75l no seu campo de visão, pode ajudar. Se beber uma de manhã e outra à tarde, já está meio caminho andado;
  • Beba água todas as manhãs em jejum, se não tomar o pequeno almoço logo de seguida;
  • Se a sua atividade profissional implica muitas deslocações, aposte numa garrafa de vidro* no carro com cerca de 1 litro. * Vale a pena lembrar que as garrafas de plástico não devem estar expostas a variações de temperatura;
  • Se tem digestões difíceis, não ingira água cerca de 30 minutos antes, nem 1 hora depois de uma grande refeição;
  • Se não tem particular apreço pela ingestão de água em si, aposte nos chás ou infusões. Frias ou quentes, com tanta variedade à escolha, é difícil não encontrar um sabor que goste. Contudo, resista à tentação de tornar este hábito, num doce hábito com a adição de açúcar. O açúcar mascara parte do sabor…dê tempo ao tempo e eduque o seu palato.

    Estratégia encontrada, não desanime. Mudar um hábito custa, custa sim, mas não é uma tarefa impraticável. Integre o novo hábito da forma mais fácil possível no seu dia-a-dia. Semanas depois, quando der por si será como uma segunda natureza.
    Cremes hidratantes

    Independentemente do tipo de pele, é sempre necessária a hidratação. Aqui é útil fazer uma ressalva: um creme para peles “muito secas”, não significa que é mais hidratante.

    Todas as peles têm a sua camada de protetora de gordura, o manto lipídico. Quando a pele não o produz em quantidade suficiente face às solicitações, estamos perante um quadro de pele seca. Os cremes para peles secas têm como principal função compensar esta película protetora, que também impede a desidratação porque impermeabiliza a pele. Os cremes hidratantes são os que aumentam a quantidade de água nas camadas superficiais da pele.

    Como estará a depreender por esta altura, se a pele estiver desidratada e usar um creme para peles secas, para além de não estar a resolver o problema original pode estar a criar novos.

    Um teste rápido e fácil, para saber que ação predominantes está a ter um creme na sua pele.

    Um creme predominantemente hidratante, espalha-se de forma fluída, com muita facilidade e é absorvido rapidamente. Passado pouco tempo já não se tem sensação sobre a pele que algo foi colocado, o que pode ser confundido com ineficácia do creme.

    Já um creme para peles secas, é mais viscoso ao espalhar-se e por isso é possível com menor quantidade de creme cobrir uma área maior enquanto se esfrega. Depois de absorvido deixa a sensação de uma camada sedosa sobre a pele que perdura. Convém clarificar que ambas as funções podem estar presentes num mesmo creme em diferentes proporções.

    Em última instância, deve-se sentir confortável com o creme escolhido, independentemente da necessidade.

    Uma nota em relação aos óleos faciais ou corporais, muitas vezes têm um efeito Cinderela se usados isoladamente. Se gosta mesmo daquele cheirinho e toque que o óleo confere, use primeiro o creme hidratante e só depois o óleo. Já agora, depois de um banho quente é quando a pele absorverá mais o que for colocado na sua superfície.

    Quando os cuidados em casa falham e precisa de uma solução rápida, procure a FISIOVIDA para avaliar as caraterísticas e necessidades da sua pele e aplique os produtos e tecnologia mais eficazes para o seu caso.