Agora que o Sol é escasso e o frio e o vento agridem a sua pele, há que continuar a hidratar a sua pele.
Desde pele seca a oleosa, é necessário repor os níveis de água.
Faça-o por dentro e por fora!
Ingerir água:
Praticamente toda a gente sabe que deve ingerir 1,5l a 2l por dia. Talvez não saiba que essa água exclui a contida na sopa e alimentos. O nosso organismo necessita amplamente de água, por exemplo, basta uma variação de 1% na hidratação para afetar a concentração, por isso não o faça só pela sua pele, mas sim pela sua saúde.
Se já tem a motivação e o que mais custa é a execução?!?!…Teste!
Faça muitos testes, até perceber que estratégias melhor funcionam consigo. Por exemplo:
Estratégia encontrada, não desanime. Mudar um hábito custa, custa sim, mas não é uma tarefa impraticável. Integre o novo hábito da forma mais fácil possível no seu dia-a-dia. Semanas depois, quando der por si será como uma segunda natureza.
Independentemente do tipo de pele, é sempre necessária a hidratação. Aqui é útil fazer uma ressalva: um creme para peles “muito secas”, não significa que é mais hidratante.
Todas as peles têm a sua camada de protetora de gordura, o manto lipídico. Quando a pele não o produz em quantidade suficiente face às solicitações, estamos perante um quadro de pele seca. Os cremes para peles secas têm como principal função compensar esta película protetora, que também impede a desidratação porque impermeabiliza a pele. Os cremes hidratantes são os que aumentam a quantidade de água nas camadas superficiais da pele.
Como estará a depreender por esta altura, se a pele estiver desidratada e usar um creme para peles secas, para além de não estar a resolver o problema original pode estar a criar novos.
Um teste rápido e fácil, para saber que ação predominantes está a ter um creme na sua pele.
Um creme predominantemente hidratante, espalha-se de forma fluída, com muita facilidade e é absorvido rapidamente. Passado pouco tempo já não se tem sensação sobre a pele que algo foi colocado, o que pode ser confundido com ineficácia do creme.
Já um creme para peles secas, é mais viscoso ao espalhar-se e por isso é possível com menor quantidade de creme cobrir uma área maior enquanto se esfrega. Depois de absorvido deixa a sensação de uma camada sedosa sobre a pele que perdura. Convém clarificar que ambas as funções podem estar presentes num mesmo creme em diferentes proporções.
Em última instância, deve-se sentir confortável com o creme escolhido, independentemente da necessidade.
Uma nota em relação aos óleos faciais ou corporais, muitas vezes têm um efeito Cinderela se usados isoladamente. Se gosta mesmo daquele cheirinho e toque que o óleo confere, use primeiro o creme hidratante e só depois o óleo. Já agora, depois de um banho quente é quando a pele absorverá mais o que for colocado na sua superfície.
Quando os cuidados em casa falham e precisa de uma solução rápida, procure a FISIOVIDA para avaliar as caraterísticas e necessidades da sua pele e aplique os produtos e tecnologia mais eficazes para o seu caso.
Fisioterapeuta e Osteopata. Especialista em Reeducação Postural Global. Diretor Clínico da FISIOVIDA.
O fascínio pela fisioterapia e pelo empreendedorismo fazem com que a soma de ambas seja a fórmula perfeita encontrada pelo Samuel para, através da FISIOVIDA, ir ao encontro da sua maior paixão: transformar a vida das pessoas! Tem um enorme gosto pelo desporto sendo a prática de exercício uma atividade regular durante a semana, quer individualmente quer com os seus 4 filhos. Gosta muito de ouvir música e tocar o seu violino juntamente com a sua orquestra familiar. Viajar, de preferência em família e para destinos que possibilitem apreciar a natureza, é algo que procura fazer com frequência.