A FISIOVIDA leva a Osteopatia à Faculdade de Farmácia da UP

No dia 13 de Abril de 2016, o Dr. Samuel Ferreira, como diretor clínico da FISIOVIDA, foi convidado a dar uma aula na Faculdade de Farmácia da Universidade do Porto, aos alunos do 3º ano do curso de Ciências Farmacêuticas. O convite foi endereçado pelo Prof. Doutor Paulo Lobão, docente nesta Faculdade e responsável pelo projeto das “Terapêuticas Alternativas”. O objetivo era claro: Alargar a visão destes futuros farmacêuticos no que diz respeito à importância da Osteopatia!
aula-em-farmácia-de-Osteopatia
Para que o objetivo fosse atingido, o Dr. Samuel Ferreira abordou vários tópicos de interesse durante a aula, desde a forma como a Osteopatia surgiu com o Dr. Andrew Still no século XIX, quais as áreas de atuação, qual a evolução, quer em termos científicos, quer em termos de credibilidade que a Osteopatia tem tido nos últimos anos. Foi também abordado o conceito da Reeducação Postural Global – RPG, porque na FISIOVIDA, a Osteopatia e a RPG complementam-se, uma vez que com a Osteopatia faz-se uma libertação e re-harmonização geral, enquanto que com a RPG trabalha-se para manter a nova postura e desenvolver os músculos de modo a contribuir para uma maior estabilidade estática e dinâmica do paciente.
No final da aula o objetivo foi claramente conseguido! Os futuros farmacêuticos em Portugal estão muito mais sensibilizados quanto à importância da Osteopatia!