No dia 13 de Abril de 2016, o Dr. Samuel Ferreira, como diretor clínico da FISIOVIDA, foi convidado a dar uma aula na Faculdade de Farmácia da Universidade do Porto, aos alunos do 3º ano do curso de Ciências Farmacêuticas. O convite foi endereçado pelo Prof. Doutor Paulo Lobão, docente nesta Faculdade e responsável pelo projeto das “Terapêuticas Alternativas”. O objetivo era claro: Alargar a visão destes futuros farmacêuticos no que diz respeito à importância da Osteopatia!
Para que o objetivo fosse atingido, o Dr. Samuel Ferreira abordou vários tópicos de interesse durante a aula, desde a forma como a Osteopatia surgiu com o Dr. Andrew Still no século XIX, quais as áreas de atuação, qual a evolução, quer em termos científicos, quer em termos de credibilidade que a Osteopatia tem tido nos últimos anos. Foi também abordado o conceito da Reeducação Postural Global – RPG, porque na FISIOVIDA, a Osteopatia e a RPG complementam-se, uma vez que com a Osteopatia faz-se uma libertação e re-harmonização geral, enquanto que com a RPG trabalha-se para manter a nova postura e desenvolver os músculos de modo a contribuir para uma maior estabilidade estática e dinâmica do paciente.
No final da aula o objetivo foi claramente conseguido! Os futuros farmacêuticos em Portugal estão muito mais sensibilizados quanto à importância da Osteopatia!
Fisioterapeuta e Osteopata. Especialista em Reeducação Postural Global. Diretor Clínico da FISIOVIDA.
O fascínio pela fisioterapia e pelo empreendedorismo fazem com que a soma de ambas seja a fórmula perfeita encontrada pelo Samuel para, através da FISIOVIDA, ir ao encontro da sua maior paixão: transformar a vida das pessoas! Tem um enorme gosto pelo desporto sendo a prática de exercício uma atividade regular durante a semana, quer individualmente quer com os seus 4 filhos. Gosta muito de ouvir música e tocar o seu violino juntamente com a sua orquestra familiar. Viajar, de preferência em família e para destinos que possibilitem apreciar a natureza, é algo que procura fazer com frequência.