Qual a importância do Pilates Clínico na recuperação de uma DOR?
Quando movemos rapidamente o braço em resposta a algo, ocorre um ajustamento postural antecipatório. E o que é isso? É um ajustamento que permite manter o tronco estável na direção do movimento do braço.
Um movimento rápido com os braços para os lados é acompanhado de uma ligeira extensão na lombar (aumento da curvatura da coluna lombar) antes do movimentos dos braços acontecerem, ou seja, movimento antecipatório.
O músculo transverso abdominal é o primeiro músculo do tronco a ser ativado no ajustamento postural antecipatório.
Em caso de dor lombar, a sua contração antecipatória é inibida.
Uma ótima estabilização requer mobilidade e um fino controlo do sistema motor.
A reprogramação motora após tratamentos de episódios de dor é tão ou mais importante do que o tratamento da dor em si.
Ainda existem dúvidas para procurar Pilates Clínico?
Na FISIOVIDA, uma das aplicações que o Pilates Clínico tem é na reta final de recuperação de um episódio de dor. A passagem por esta etapa de recuperação é essencial para evitar recidivas!
Fisioterapeuta e Osteopata. Especialista em Reeducação Postural Global. Diretor Clínico da FISIOVIDA.
O fascínio pela fisioterapia e pelo empreendedorismo fazem com que a soma de ambas seja a fórmula perfeita encontrada pelo Samuel para, através da FISIOVIDA, ir ao encontro da sua maior paixão: transformar a vida das pessoas! Tem um enorme gosto pelo desporto sendo a prática de exercício uma atividade regular durante a semana, quer individualmente quer com os seus 4 filhos. Gosta muito de ouvir música e tocar o seu violino juntamente com a sua orquestra familiar. Viajar, de preferência em família e para destinos que possibilitem apreciar a natureza, é algo que procura fazer com frequência.