A síndrome do túnel cárpico é um dos problemas que a Fisioterapia Avançada desenvolvida pela FISIOVIDA tem dado uma resposta extremamente positiva. Saiba mais!

O que é o Síndrome do Túnel Cárpico?

Há um espaço na face anterior do punho conhecido como canal cárpico onde o nervo mediano e nove tendões passam do antebraço para a mão.
A síndrome do canal cárpico ocorre quando o aumento de pressão dentro do canal causa compressão do nervo, que é muito sensível. Quando a compressão é suficientemente elevada causa alterações na função nervosa, o que provoca adormecimento, parestesias e dor na mão e dedos.

Quais os sintomas do Túnel Cárpico?

Os sintomas mais frequentes são a sensação de formigueiro, adormecimento e falta de força numa ou em ambas as mãos, atingindo uma forte intensidade durante a noite, chegando a provocar perturbações no sono. Este “formigueiro” frequentemente associa-se a uma sensação de inchaço global dos dedos/mão. Os sinais apesar de manifestarem-se geralmente mais à noite, podem aparecer durante as atividades diárias, como guiar ou ler um jornal. Os doentes notam que têm diminuição da força de preensão, podendo deixar cair os objetos da mão. Nos casos mais graves, a sensibilidade pode estar completamente ausente e os músculos da base do polegar atrofiados (atrofia da eminência tenar). 

Se não for tratada, a síndrome do túnel do carpo pode gerar atrofia e fraqueza permanentes dos músculos do polegar, indicador e dedo médio.

Quais as causas do Síndrome do Túnel Cárpico?

Existem alguns fatores que predispõem o aparecimento da síndrome do túnel cárpico, nomeadamente:

  • Movimentos repetitivos com mãos e punho (fator mais comum);
  • Obesidade;
  • Gravidez;
  • Diabetes;
  • Hipotiroidismo;
  • Artrite;
  • Traumatismos locais.

Como tratar o Túnel Cárpico?

O primeiro passo é realizar uma avaliação, não só da região do canal cárpico, mas de todo o trajeto do nervo mediano que se encontra em sofrimento. Muito frequentemente, as alterações que provocam esta síndrome não se encontram apenas no túnel cárpico. Só aliviando a pressão existente no nervo noutros locais da sua passagem, como, por exemplo, na cervical ou no cotovelo, é que conseguiremos de facto eliminar os sintomas tão incomodativos e persistentes da síndrome do túnel cárpico. A Osteopatia é uma das estratégias terapêuticas que pode ser usada para ser integrada no plano de intervenção e garantir resultados mais rápidos e duradouros.

São igualmente avaliados todos os músculos diretamente relacionados com o problema, não só na mão, mas também no pescoço (coluna cervical) e em ambos os membros superiores, melhorando em simultâneo a mobilidade do nervo mediano. A postura, tanto da coluna como dos membros superiores, também é analisada e disponibilizamos aconselhamento relativo ao melhor posicionamento a adotar na realização de movimentos repetitivos, quando associados ao trabalho ou tarefas de lazer. A Reeducação Postural Global é uma das estratégias terapêuticas que pode ser usada para ser integrada no plano de intervenção e garantir resultados mais rápidos e duradouros.

Com esta abordagem de globalidade que caracteriza a Fisioterapia Avançada realizada na FISIOVIDA, poderá obter o alívio desejado a longo-prazo, com resultados eficazes e permanentes. Em muitas situações, podemos mesmo evitar o recurso a uma intervenção cirúrgica. No entanto, em casos de síndrome do túnel cárpico mais grave ou por resposta negativa ao tratamento conservador a cirurgia deverá ser a opção a considerar. Não se esqueça de marcar consulta de fisioterapia com os profissionais da FISIOVIDA!

4 Dicas para prevenir o Síndrome do Túnel Cárpico

Prevenir é sempre melhor do que tratar, então é importante cuidar bem das mãos e dos pulsos para evitar o túnel do carpo. Deixamos quatro dicas para prevenir o túnel do carpo:

  1. Evite atividades repetitivas que coloquem pressão excessiva sobre os pulsos, realizando regularmente pausas ativas;
  2. Fortaleça os músculos da mão, do braço e do antebraço com exercícios de fortalecimento.
  3. Alongue regularmente os músculos da mão, do braço e do antebraço para evitar a rigidez; Caso pretenda mais informações sobre como fortalecer e alongar a musculatura dessa região, podemos ajudar seja através do nosso departamento de Pilates Clínico seja com o Exercício Clínico!
  4. Trate os fatores que podem causar túnel do carpo, por exemplo, alimente-se de forma saudável para evitar obesidade e/ou diabetes e procure acompanhamento médico para doenças pré-existentes.

Bibliografia

  • M Boudier-Revéret, K K Gilbert, D R Allégue, M Moussadyk, J M Brismée, P S Sizer Jr, V Feipel, P M Dugailly, S Sobczak (2017) Effect of neurodynamic mobilization on fluid dispersion in median nerve at the level of the carpal tunnel: A cadaveric study Musculoskelet Sci Pract 2017 Oct;31:45-51;
  • Rita Chiaramonte MD, Piero Pavone MD, Giuseppe Musumeci MD, Michelino Di Rosa PhD, Michele Vecchio MD (2021). Preventive strategies, exercises and rehabilitation of hand neuropathy in cyclists: A systematic review. Journal of Hand Therapy;
  • Kelly Bettina Currie, Kashyap Komarraju Tadisina, Susan E Mackinnon (2022) Common Hand Conditions: A Review. JAMA Jun 28;327(24):2434-2445.
Ligue Já Ligue Já
WhatsApp WhatsApp