Existem medidas muito simples que podem evitar problemas muito complicados no futuro!! A mochila, que deveria ser o meio de transporte de todos os manuais necessários para a aprendizagem, tem sido o “meio de transporte” para o aparecimento de muitas dores de coluna que surgem cada vez mais precocemente.
Que sugestões deixamos para os pais?
Para além da mochila existem outros fatores que podem contribuir para problemas sérios na saúde futura dos seus filhos:
MUITA ATENÇÃO à posição que as crianças adoptam em frente a um computador ou nalguma consola de jogos. Muitas têm o hábito de se sentarem com uma perna debaixo do rabo, outras ficam praticamente “deitadas” na cadeira, outras ficam semi-deitadas na cama numa postura “contorcionista”, enquanto outras ficam sentadas no chão “à chinês”, mas numa posição totalmente “corcunda”.
O principal problema aqui reside no facto de que estas posturas erradas não são mantidas apenas durante dez minutos por dia. Em muitos casos são mantidas por horas, ao longo de vários dias e ao longo de vários anos. Se não forem corrigidas, quando chegarem à idade adulta naturalmente começarão a surgir muitos dos típicos problemas de coluna que todos já conhecemos.
Porém, é importante frisar que não é necessário chegarem à idade adulta para surgirem queixas de dores na coluna. Nestes últimos tempos, a FISIOVIDA tem tratado muitos adolescentes, muitos deles com apenas 12 anos, que já apresentam diversos problemas na coluna.
Consulte-nos para avaliarmos o estado da coluna do seu filho.
Equipa FISIOVIDA
Fisioterapeuta e Osteopata. Especialista em Reeducação Postural Global. Diretor Clínico da FISIOVIDA.
O fascínio pela fisioterapia e pelo empreendedorismo fazem com que a soma de ambas seja a fórmula perfeita encontrada pelo Samuel para, através da FISIOVIDA, ir ao encontro da sua maior paixão: transformar a vida das pessoas! Tem um enorme gosto pelo desporto sendo a prática de exercício uma atividade regular durante a semana, quer individualmente quer com os seus 4 filhos. Gosta muito de ouvir música e tocar o seu violino juntamente com a sua orquestra familiar. Viajar, de preferência em família e para destinos que possibilitem apreciar a natureza, é algo que procura fazer com frequência.