“Todo o movimento conta no caminho para uma saúde melhor” WHO
A Organização Mundial de Saúde (OMS), define Atividade Física como qualquer movimento corporal produzido pelos músculos que requer gasto de energia.
Exemplo: deslocar-se para o transporte público, subir escadas, jardinar, brincar (com filhos e netos), caminhar (passear o animal de estimação), pedalar, dançar…
O Exercício Físico é um tipo de atividade física que consiste em movimentos corporais planeados, estruturados e repetitivos, ou seja é uma atividade planeada e estruturada que segue princípios específicos de treino, com objetivo específico (melhorar ou manter a força, equilíbrio, flexibilidade, capacidade cardiorrespiratória, etc)
Quais são as principais mensagens da Organização Mundial de Saúde (OMS) sobre a Atividade Física?
1. A atividade física é boa para o coração, o corpo e a mente.
A atividade física regular pode prevenir e ajudar a controlar doenças cardíacas, diabetes tipo 2 e cancro, que causam quase três quartos das mortes em todo o mundo. A atividade física também pode reduzir os sintomas de depressão e ansiedade e melhorar o pensamento, a aprendizagem e o bem-estar geral.
2. Qualquer quantidade de atividade física é melhor do que nenhuma, e quanto mais, melhor.
3. Toda atividade física conta.
4. Todos beneficiamos com o aumento da atividade física e a redução do comportamento sedentário, incluindo idosos, pessoas com doenças crónicas e mulheres grávidas e pós-parto.
Crianças e adolescentes (5-17 anos) – benefícios e recomendações de atividade física
Estudos indicam que a atividade física melhora:
• A aptidão física (aptidão cardiorrespiratória e muscular);
• A saúde cardiometabólica (pressão arterial, dislipidemia, níveis de glicose e resistência à insulina);
• A saúde óssea;
• A cognição (desempenho acadêmico e função executiva);
• A saúde mental (redução dos sintomas de depressão);
• E reduz a adiposidade.
RECOMENDAÇÃO OMS: Pelo menos 60 MINUTOS por DIA de atividade física moderada* a vigorosa** intensidade ao longo da semana.
As atividades aeróbias de intensidade moderada a vigorosa, assim como aquelas que fortalecem os músculos e ossos devem ser incorporadas em pelo menos 3 dias na semana.
É fundamental encorajar para participar de atividades físicas que sejam agradáveis/ divertidas, ofertar variedade, e que sejam adequadas para sua idade e habilidade.
Adultos (18-64 anos) – benefícios e recomendações de atividade física
Estudos indicam que a atividade física:
• Diminui a mortalidade por todas as causas, mortalidade por doenças cardiovasculares, incidência de hipertensão, incidência de alguns tipos de cancros, incidência do diabetes tipo 2;
• Melhora a saúde mental (redução dos sintomas de ansiedade e depressão), a saúde cognitiva e o sono;
• A adiposidade corporal também pode melhorar.
RECOMENDAÇÃO OMS: Devem de realizar pelo menos 150 a 300 minutos de atividade física aeróbia de intensidade moderada*; ou pelo menos 75 a 150 minutos de atividade física aeróbia de intensidade vigorosa**.
Para benefícios adicionais: Realizar atividades de fortalecimento muscular de moderada intensidade que envolvam os principais grupos musculares, em pelo menos 2 dias na semana.
*Atividades de moderada intensidade aumentam sua frequência cardíaca e fazem você respirar mais rápido.
**Atividades de vigorosa intensidade fazem você respirar ainda mais forte e rápido
Número Ordem OF 1750. Fisioterapeuta especialista em Exercício Clínico e em Fisioterapia Cárdiorrespiratória.
“A persistência é o caminho para o êxito”, isto define a Lisa. Com a sua persistência procura influenciar de forma positiva todas as pessoas que a procuram e é defensora que, a alimentação, o exercício físico, a qualidade do sono e o tempo de qualidade são os pilares fundamentais para a prevenção da doença.