Sabia que o MAU ALINHAMENTO DA SUA CABEÇA pode ter relação com a DOR NAS COSTAS?
Já viu pessoas que, ao terem a cabeça tão projetada para a frente, parece que a cabeça só não cai por milagre? Não é milagre! É graças a um trabalho extraordinário dos músculos extensores da cabeça (parte detrás das costas). Contudo, estes músculos têm um limite e as dores começam a surgir normalmente quando o limite de resistência destes músculos é atingido.
Estudos biomecânicos, estabelecem uma relação direta entre a posição da cabeça e da força exercida por estes músculos, havendo um aumento significativo por cada centímetro de anteriorização (cabeça para a frente).
Portanto, quanto mais incorreta for a posição da cabeça, maior terá de ser a tensão exercida por esses músculos, logo maior o desconforto na região do pescoço!
A cabeça quando está em alinhamento correto não deve pesar mais de 5,44 kg. No entanto, quando a cabeça está no local errado (excessivamente projetada para a frente), pode gerar uma pressão de 19,05 kg na coluna. A partir deste facto, depreende-se, naturalmente, a razão de tantas pessoas sofrerem de dores na coluna.
Para além de todos os cuidados com a postura que temos frequentemente publicado, é importante fazer um tratamento de correção postural com aquele que é considerado o método de eleição neste tipo de problemas: Reeducação Postural Global – RPG.
Votos de boas posturas!
Fisioterapeuta e Osteopata. Especialista em Reeducação Postural Global. Diretor Clínico da FISIOVIDA.
O fascínio pela fisioterapia e pelo empreendedorismo fazem com que a soma de ambas seja a fórmula perfeita encontrada pelo Samuel para, através da FISIOVIDA, ir ao encontro da sua maior paixão: transformar a vida das pessoas! Tem um enorme gosto pelo desporto sendo a prática de exercício uma atividade regular durante a semana, quer individualmente quer com os seus 4 filhos. Gosta muito de ouvir música e tocar o seu violino juntamente com a sua orquestra familiar. Viajar, de preferência em família e para destinos que possibilitem apreciar a natureza, é algo que procura fazer com frequência.