A abordagem da Osteopatia na Sinusite

A Osteopatia desenvolvida no Porto pela FISIOVIDA vai muito mais além do que tratar “músculos e ossos” como tão tradicionalmente se associa…Nos últimos anos, são cada vez mais os estudos científicos a comprovar os benefícios da Osteopatia no tratamento de diversos problemas, para os quais o tratamento médico era a única opção disponível. A sinusite é uma das patologias enquadrada neste grupo.

O que é a sinusite?
É a inflamação da mucosa dos seios ósseos, sendo que, de acordo com critérios de localização anatómica, se pode classificar como sinusite maxilar, etmoidal, frontal e esfenoidal, dependendo portanto, de quais os seios ósseos afetados. Quando todos estão comprometidos, fala-se de uma pansinusite.

Pode também usar-se como critério de classificação a evolução no tempo. Neste caso, em aguda, se tem uma evolução inferior a 4 semanas, subaguda se se prolonga até 12 semanas, ou crónica, quando se prolonga além das 12 semanas.
Trata-se de uma enfermidade muito frequentemente e cujo diagnóstico pode não ser fácil, uma vez que alguns sintomas se assemelham aos de uma rinite, tais como obstrução nasal, rinorreia, diminuição ou perda do olfacto, dores de cabeça, febre. É mais comum em mulheres do que em homens e a maioria dos pacientes estão entre os 25 e os 65 anos de idade.
Pode dever-se a um processo infecioso (geralmente viral, bacteriano ou micótico), a um processo alérgico ou a um traumatismo.

É sobre as sinusites com origem em situações traumáticas que a intervenção da Osteopatia revela maior eficácia!

Em situações de impacto a nível cranial ou facial, ou até mesmo à distância, existem consequências como restrições da normal mobilidade dos ossos do crânio e do maciço facial, bloqueio das articulações entre os mesmos e espasmos da musculatura direta ou indiretamente relacionada. Por sua vez, pelas suas inserções e trajetos, artérias e veias responsáveis pela vascularização e drenagem craniana, vasos linfáticos e nervos ficam também com a sua função alterada, quer seja por compressão, bloqueio ou restrições de mobilidade.

Assim sendo, do ponto de vista osteopático, é importante avaliar todo o crânio e tratar possíveis alterações da mobilidade, bloqueios articulares e musculares, bem como incidir sobre a vascularização artério-venosa e linfática em relação e normalizar os influxos do sistema nervoso autónomo a nível local.

Pela existência de fáscias que recobrem músculos e órgãos e os relacionam, pelo mecanismo crânio-sacro e muitas outras relações diretas, podemos associar a esfera otorrinolaringológica com cervical, dorsal, costelas, cintura escapular e inclusivamente ir mais além, pelo que o tratamento local não pode separar-se de um tratamento à distância.

Ainda assim, mesmo nas sinusites associadas a processos infeciosos ou alérgico, a osteopatia pode ser uma grande ajuda.

Os três fatores essenciais na fisiologia normal dos seios são: a sua permeabilidade, a função ciliar e a qualidade do muco naso-sinusal, já que os cílios necessitam de um muco suficientemente fluido para que possam bater normalmente.
Em situações de defeito mecânico, anteriormente referido, esta normal fisiologia pode sofrer alterações, verificando-se também como consequência de um mau funcionamento do sistema de drenagem que, por sua vez, pode ser devido a uma inflamação ou alteração do muco por um processo alérgico.
Nestes casos, a osteopatia pode ajudar no sentido de minimizar as consequências associadas ao mau funcionamento do sistema de drenagem, nomeadamente trabalhando sobre a mobilidade das estruturas no local, com técnicas específicas de drenagem, facilitando influxos do sistema nervoso autónomo que também facilitem a drenagem e melhorando a vascularização local.

De uma forma muito mais global e abrangente, os profissionais da FISIOVIDA podem ajudar em casos de sinusite não só através da Osteopatia…

A Acupuntura, o aconselhamento Nutricional e as dicas fornecida para promoção da saúde de uma forma geral, tem o benefício de não só ajudar com a sintomatologia associada mas também prevenir recidivas, com reforço do sistema imunitário e a procura constante do equilíbrio do organismo.

Trate connosco a sua sinusite!Fale Connosco!