A FISIOVIDA tem ao seu dispor no Porto o serviço de Fisioterapia Respiratória que auxilia significativamente pessoas (crianças, adultos e idosos) com prolemas/patologias respiratórias, ou que tenham o risco de as desenvolver.
A Fisioterapia Respiratória recorre a um conjunto variado de técnicas manuais e instrumentais de limpeza das vias aéreas (remoção de secreções), exercício clínico (aeróbio, força e flexibilidade), posicionamento seletivo, técnicas de controlo respiratório, técnicas de ventilação e expansão pulmonar e torácica, etc.
Estas técnicas têm como objetivo melhorar/controlar os sintomas (falta de ar, cansaço, dor), limpeza das vias aéreas (remoção de secreções/expetoração), melhorar as trocas gasosas (melhorar a respiração), aumentar a capacidade para o exercício e atividades de vida diária e prevenir as infeções respiratórias.
A Fisioterapia Respiratória é útil em qualquer fase do ciclo de vida, em qualquer faixa etária, desde recém-nascido e criança à população com idade mais avançada. É benéfica em condições patológicas crónicas e agudas (críticas e não críticas) como por exemplo:
Para além de técnicas respiratórias dentro da Fisioterapia Avançada que visam potenciar o trabalho diafragmático, a expansibilidade torácica e o aumento da capacidade de extração de O2 a nível muscular, a FISIOVIDA apresenta áreas que se complementam no sentido de uma resposta crescente a alterações cárdio-respiratórias acima descritas.
Através da Medicina Chinesa é possível regular o tónus diafragmático atuando no sistema neuro-vegetativo e trabalhar no campo energético e emocional combatendo estes desequilíbrios. Com Pilates Clínico, em que dois dos princípios chave são a respiração e o controlo motor através do trabalho diafragmático é possível incidir sobre alterações posturais conferindo-lhes movimento e estabilidade. A Ginástica Abdominal Hipopressiva permite a regulação do centro respiratório pneumotáxico através das posturas, respiração e da estimulação dos barorecpetores da caixa torácica originando respostas motoras a nível do sistema postural e neuro-vegetativo. Para além destes métodos, poderemos destacar também o contributo que a Reeducação Postural Global – R.P.G. e a Osteopatia podem oferecer na ajuda ao tratamento de problemas cárdio-respiratórios.
O fisioterapeuta na área respiratória pode intervir em vários contextos clínicos, inclusive no domicílio. Se tem alguma destas patologias/problemas, e quer evitar sair de casa, o contacto com muitas pessoas, e as salas de espera, a FISIOVIDA tem assim, a solução para si. A FISIOVIDA dispõe de uma intervenção individualizada e especializada na área da Fisioterapia Respiratória, no seu domicílio.
A Fisioterapia cárdiorrespiratória é muito mais do que as simples “pancadinhas” nas costas que usualmente se vê por aí e o recurso infinito a nebulizadores.
Escolha a diferença! Escolha a metodologia avançada!